O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou dados sobre as condições das lavouras norte-americanas de soja.
Segundo o órgão, até o último domingo (23 de julho), a situação era a seguinte:
- 54% estavam entre boas e excelentes condições;
- 32% em situação regular; e
- 14% em condições entre ruins e muito ruins
Na semana anterior, os índices eram de 55%, 32% e 13%, respectivamente. Ainda assim, o nível das plantações que se encontra em estado favorável é cinco pontos percentuais superior à média dos últimos cinco anos.
“Isso se deve ao fato de as chuvas terem voltado para a região do cinturão de grãos, já que agora estamos em um período de El Niño, ao passo que nos últimos três anos a região sofreu com uma seca severa devido ao La Niña”, destaca o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.
Contudo, vale lembrar que as condições das lavouras entre boas e excelentes estão seis pontos abaixo do que era registrado em 2022.
“Essa condição de melhora crescente nas lavouras dos Estados Unidos é devido às chuvas das última semanas. No entanto, o estado inferior em relação ao mesmo período do ano passado é porque nem todas as regiões receberam chuvas de maneira uniforme”, explica.
Tendência para os estados produtores
Segundo Müller, algumas áreas dos principais estados produtores de soja, como Nebraska, Minnesota, Missouri, Kansas e Wisconsin lidam com situação de restrição hídrica.
“A tendência dos próximos dias, incluindo o mês de agosto nas regiões produtoras, é de chuvas dentro e acima da média, o que deve fazer com que a soja se recupere mais e até ultrapasse as condições de melhoria em relação ao ano passado”, avalia.