Com alta de juros, produtores precisarão de mais de linhas na safra 22/23 Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Com alta de juros, produtores precisarão de mais de linhas na safra 2022/23, diz Faesp

Federação de São Paulo solicitou renegociação de prazos de reembolso do crédito nas regiões onde a produção agropecuária foi prejudicada

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) enfatizou em nota a importância de o governo “adequar” os recursos destinados à equalização de taxas de juros de linhas do Plano Safra 2022/23, que entrará em vigor em julho.

A avaliação considera a perspectiva de nova alta da Selic pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) nesta quarta-feira – a expectativa é de que suba de 11,75% para 12,75% ao ano.

“Os produtores precisarão, mais do que nunca, de linhas especiais de financiamento para manter o patamar da produção; não conseguirão bancar os juros livres de mercado, em especial porque os spreads bancários estão muito elevados, inclusive por conta dos riscos da conjuntura atual”, disse em comunicado o presidente da entidade, Fábio Meirelles.

crédito rural
Foto: Pixbay

Ele solicitou renegociação de prazos de reembolso do crédito nas regiões onde a produção agropecuária foi prejudicada por adversidades climáticas.

Alertou, ainda, que os juros altos, “depois de certo patamar”, podem “retroalimentar” a inflação – a oferta de alimentos poderia diminuir e os preços dos produtos, inclusive os que compõem os índices de inflação, aumentar.

Sair da versão mobile