Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PARCERIA COM OS HERMANOS

Conab mira exportar excedente da agricultura familiar nacional à Argentina

Em missão ao país vizinho, entidade buscou parcerias com cooperativas que reúnem cerca de 3,8 milhões de consumidores associados

Brasil e Argentina
Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou de missão institucional na Argentina para ampliar as possibilidades de inserção de produtos da agricultura familiar brasileira no mercado internacional.

A agenda ocorreu entre os dias 23 e 25 de junho, na cidade de La Plata, capital da província de Buenos Aires.

A iniciativa busca estabelecer parcerias com a Obrera, a segunda maior cooperativa de consumo da América Latina e com a Federação Argentina das Cooperativas de Consumo, que, juntas, reúnem cerca de 3,8 milhões de consumidores associados.

A ação envolveu ainda representantes da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes), da União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária Popular do Brasil (Unicrab), da empresa Raízes do Campo (SP) e da Cooperativa Copterra (ES). Juntas, essas entidades representam 880 cooperativas e aproximadamente 90 mil associados em todo o país.

“Foi um momento bastante importante para conhecermos o público consumidor da Argentina e as possibilidades da agricultura familiar brasileira fornecer alimentos de qualidade. Ficamos bastante esperançosos de fechar, nos próximos dias, uma relação comercial sólida e uma parceria promissora com a Argentina”, avaliou a diretora da Raízes do Campo, Carla Guindani.

Agricultura familiar brasileira

Durante a missão na Argentina, foram apresentados alimentos produzidos pela agricultura familiar brasileira, como arroz orgânico, pimenta-do-reino, chocolate, palmito, castanha de caju, sucos, geleias, canjiquinha, fubá de milho e frutas desidratadas.

De acordo com os integrantes brasileiros da missão, os produtos foram avaliados positivamente pelos representantes argentinos quanto à qualidade e apresentação.

O presidente da Conab, Edegar Pretto, conta que a iniciativa integra a estratégia institucional da Companhia de apoio à estruturação de mercados para a agricultura familiar, promovendo a geração de renda, a diversificação da produção e o desenvolvimento regional.

A expectativa é de que os entendimentos iniciados resultem, nas próximas semanas, na formalização de parcerias comerciais entre cooperativas brasileiras e entidades argentinas.

Negociações com a Argentina

A missão dá continuidade às tratativas iniciadas em maio, durante reunião realizada na sede da Companhia, em Brasília, com representantes da Cooperativa Obrera e de organizações da agricultura familiar nacional. As negociações seguem em curso para definição dos termos operacionais da cooperação.

Ainda em solo argentino, o presidente da Conab reuniu-se com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário da Província de Buenos Aires para tratar de possíveis iniciativas de cooperação técnica entre os dois governos.

Sair da versão mobile