O Canal Rural desembarca esta semana em Dubai, nos Emirados Árabes, para a COP28, a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, que começa hoje (30) e segue até 12 de dezembro.
Na pauta da equipe do Canal Rural está o Brasil e o agronegócio brasileiro nas discussões sobre sustentabilidade, com destaque para a transição energética, emissões e aquecimento global.
Entre outras contribuições para reduzir ou mitigar as mudanças climáticas, o Brasil leva na mala as boas práticas adotadas na agricultura e pecuária.
O país também deve usar sua diversificada matriz energética como vitrine e alternativa à redução no uso de combustíveis fósseis. Assim como ocorreu em Sharm el-Sheikh, na COP27, o Brasil deve apresentar o agronegócio como parte da solução.
Representantes do público e do privado, entidades de representação setoriais e da sociedade civil compõem uma das maiores comitivas entre os mais de 190 países credenciados para a conferência.
No estande do Brasil, dentro do Expo City Dubai, estão programados mais de 100 painéis, de diferentes áreas, da indústria ao agronegócio, passando pelo cooperativismo, diplomacia e apresentação de cases de sustentabilidade.
Este ano, o Canal Rural participa da COP em parceria com importantes entidades do setor econômico-produtivo do país: Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ApexBrasil e Portos do Paraná.
Dirigentes de todas essas entidades e autarquias integram uma agenda de debates que será cumprida no estande do Brasil, bem como em espaços organizados e conduzidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em diversos ambientes da COP.
O Brasil encara a COP28 como um laboratório e preparativos para a COP30, que em 2025 ocorrerá no estado do Pará.
A candidatura brasileira foi apresentada no ano passado, na COP27, e posteriormente confirmada pela ONU.
Para acompanhar a COP28 pelo Canal Rural, acesse diariamente os conteúdos produzidos diretamente de Dubai nas multiplataformas TV, site e redes sociais.
O Canal Rural acompanha a COP28 com apoio de Portos do Paraná, OCB, Senar/CNA e ApexBrasil.