Crescimento do PIB do agronegócio pode ser início de recuperação do setor, diz Faesp | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Crescimento do PIB do agronegócio pode ser início de recuperação do setor, diz Faesp

Alta no terceiro trimestre foi de 3,6% ante igual período de 2011O presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Fábio de Salles Meirelles, disse nesta sexta, dia 30, que o crescimento do PIB do agronegócio no terceiro trimestre, de 3,6% ante igual período de 2011, "pode ser o início de uma recuperação do setor".

No entanto, para Meirelles, os estoques dificultam a projeção do desempenho geral do agronegócio no ano. Ele cita o café como exemplo de descasamento entre produção e comercialização, um dos problemas que pesam sobre o setor.

— O café, que sempre apresentou índices favoráveis de comercialização, hoje está semiparalisado. Não pode haver esse desequilíbrio — acrescenta.

Meirelles avalia que a tendência agora é de incentivo à demanda para absorção da oferta, até mesmo no mercado doméstico.

— O mercado doméstico brasileiro tem condições de sustentar o setor. Ele pode ser motor, inclusive, para o fortalecimento do agronegócio — diz.

Questões estruturais e políticas foram citadas pelo representante da Faesp como principais motivos para a queda do PIB do agronegócio no acumulado deste ano em relação ao anterior. De janeiro a setembro, o recuo foi de 1% ante igual período de 2011.

— O problema é que não vemos aumento da produção atrelado ao aumento da produtividade — afirma.

Meirelles também criticou a alta dos custos no campo, acrescentando que “as políticas de governo não podem criar custos desproporcionais”.

Sair da versão mobile