Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ALTA NAS COTAÇÕES

Em movimento atípico, etanol valoriza em agosto pelo segundo ano consecutivo

Com produtores focados na colheita da cana, é natural que as cotações do etanol sejam baixas em agosto, porém, a menor oferta reverteu o cenário

etanol usina cana - produção industrial - mato grosso
Foto: Canal Rural

A cotação média do etanol hidratado no mercado paulista subiu em agosto pelo segundo ano consecutivo. É isso o que apontam os levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

Pesquisadores explicam que o comportamento é atípico para o período, considerado por usinas do Centro-Sul como de pico de colheita e, consequentemente, de queda de preços no spot.

Dados mensais do Cepea, iniciados em 1999, mostram que, em 11 temporadas, o valor do combustível cedeu de julho para agosto. Segundo o Centro de Pesquisas, na atual temporada (2025/26), o suporte aos preços vem da menor oferta. 

As adversidades enfrentadas pela indústria na produção de etanol, devido ao baixo rendimento agrícola, às queimadas dos canaviais do ano passado e ao clima seco nas principais regiões produtoras, têm resultado em menor oferta de cana-de-açúcar. 

No fechamento de agosto de 2025, o Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado teve média de R$ 2,6716/litro, alta de 4,02% em relação ao mês anterior. Para o anidro (modalidade spot e contratos), a média foi de R$ 2,9713/litro, aumento de 3,08% em igual comparação.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo

Sair da versão mobile