Estudo da Conab mostra impacto do clima nas lavouras | Canal Rural

Estudo da Conab mostra impacto do clima nas lavouras

Pesquisa visa orientar produtores sobre riscos no planejamento da safraA Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou um estudo que avalia o impacto do clima na produção agrícola em diversas regiões do Brasil de julho até setembro. O levantamento se baseia em dados de institutos de meteorologia e indicam as possibilidade de temperatura e chuvas no período.

Na avaliação da Conab, o estudo vai orientar os produtores rurais sobre os riscos nas programações de safras. Fazem parte da avaliação grãos cultivados no inverno e no verão, como trigo, aveia cevada, amendoim, algodão, arroz, feijão, milho, soja, café,cana-de-açúcar, mandioca e citros.

Segundo o divulgado pela Companhia, a pesquisa relativa ao terceiro trimestre projeta probabilidade de chuva acima da média histórica no norte da região Norte e no leste do Nordeste. Para a região Sul, a possibilidade de chuvas está entre normal e abaixo da média histórica. Nas demais regiões, a maior probabilidade é de ocorrência de chuvas em torno da média histórica.

Sair da versão mobile