O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargou 1.846 hectares de áreas desmatadas ilegalmente na Caatinga paraibana.
As operações de fiscalização do Ibama, realizadas em outubro e novembro de 2023, também resultaram na apreensão de 164 animais silvestres e na aplicação de multas que totalizam R$ 1 milhão.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O Ibama realizou as ações em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental da Paraíba (BPAmb/PB).
Os agentes do Ibama identificaram as áreas desmatadas por meio de monitoramento via imagens de satélite, seguido de vistorias em campo com o auxílio de drones.
Os animais silvestres apreendidos estavam sendo mantidos ilegalmente em cativeiros e usados por redes criminosas de tráfico de fauna.
A maioria dos animais foi devolvida ao seu habitat natural.
O superintendente substituto da Supes/PB, Geandro Guerreiro, destacou a importância do combate aos ilícitos ambientais. “O Ibama tem o dever constitucional de apurar danos e irregularidades ambientais, bem como aplicar as sanções, visando à proteção dos nossos biomas”, ressaltou.
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.