Laranja: exportações de suco estão em queda mas receita aumenta Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

EM QUEDA

Laranja: exportações de suco estão em queda mas receita aumenta

Expectativa é de que embarques continuem limitados ao longo da próxima safra, que se inicia em julho

laranja, Citricultura responde por 7,48% dos empregos gerados no Brasil em 2019
Foto: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

As exportações brasileiras de suco de laranja estão em queda na parcial da safra 2023/24 (de julho/23 a abril/24).

Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que esse movimento, que vem sendo observado desde o início da temporada, já era esperado por agentes do setor. Isso ocorre porque a oferta da commodity está restrita no Brasil.

Segundo dados do Comex Stat, de julho/23 a abril/24, o Brasil escoou 869,9 mil toneladas de suco de laranja (em equivalente concentrado), e recuou 8,5% em comparação com o mesmo período de 2022/23 (julho/22 a abril/23).

A baixa oferta, porém, elevou os valores da commodity. Assim, na parcial da safra 2023/24, houve expressivo aumento de 22% na receita arrecadada, que somou US$ 2,25 bilhões.

Pesquisadores do Cepea indicam que, agora, com a confirmação de uma baixa produção de laranjas no estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro, a expectativa é de que os embarques de suco continuem limitados também ao longo da próxima safra (2024/25), que se inicia em julho/24. 

Sair da versão mobile