Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

GUERRA TARIFÁRIA

Importadora de suco de laranja dos EUA aciona Justiça contra tarifaço de Trump

Empresa norte-americana alega que taxação vai provocar alta no preço do suco para o consumidor

suco de laranja
Foto: Pixabay

Johanna Foods, uma distribuidora de sucos de laranja dos EUA, acionou a Justiça contra o tarifaço sobre produtos brasileiros anunciado por Trump. A ação protocolada na última sexta-feira (18) pede uma medida cautelar para impedir a implementação da tarifa de 50% sobre produtos do Brasil.

A empresa alega na ação que medida “causará danos financeiros significativos e diretos” ao negócio e aos consumidores norte-americanos, violando a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional e a Constituição dos EUA.

No documento, a Johanna Foods destaca que o Brasil é o segundo maior exportador de suco de laranja para os EUA, sendo responsável pelo fornecimento de mais da metade do suco consumido no país.

A empresa estima que com a implementação da tarifa o preço do suco para o consumidor norte-americano vai ficar cerca de 25% mais caro.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

O documento também alerta que os EUA não tem como atender a demanda por suco sem as importações do Brasil. “A produção de suco de laranja dos EUA, particularmente na Flórida, caiu mais de 95% nos últimos 25 anos devido a fatores como a doença do greening cítrico, furacões e desenvolvimento urbano, tornando o fornecimento doméstico insuficiente para atender aos requisitos de produção”, diz trecho do documento protocolado na Justiça.

Sair da versão mobile