Linha de crédito para reconversão do solo do RS deve ser prioridade, diz Turra Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RECONSTRUÇÃO

Linha de crédito para reconversão do solo do RS deve ser prioridade, diz Turra

Comentarista do Canal Rural, Francisco Turra conversou com o ministro Fávaro e expôs preocupações com a recuperação dos estabelecimentos rurais

chuva acima da média, solo úmido, nordeste, bahia
Foto: EyeEm/Freepik

O ex-ministro da Agricultura e comentarista do Canal Rural Francisco Turra nomeou a situação do Rio Grande do Sul como um “filme de terror que não termina”.

“Ontem mesmo estive em Porto Alegre e fui até Soledad, no interior, e puder ver todas as perdas, principalmente as do campo”.

Segundo ele, o setor precisa se unir, contabilizar todas as perdas de suínos, aves, bovinos, mas, principalmente, os estabelecimentos para reconvertê-los e recuperá-los para que a produção do estado continue.

“Falei com o ministro Fávaro, do Mapa, no domingo, e disse para ele que uma linha importante de crédito é para a reconversão do solo, principalmente, porque a fertilidade ficou ameaçada com essas enxurradas que lavaram os campos e vales. Ele me respondeu que esse fator está dentro dos projetos, entre outros que ele ainda está buscando recursos para implementá-los”.

Turra afirma que o ministro tem demonstrado boa-vontade e se mostra pronto para oferecer o melhor não apenas para o Rio Grande do Sul, mas também para Santa Catarina, que também foi afetada pelas fortes chuvas.

Turra: “medida fantástica”

O Ministério da Agricultura será transferido para o Rio Grande do Sul de forma itinerante na semana que vem. Para Turra, essa é uma prática “fantástica, pois examina in loco o que está acontecendo no estado e ouve as pessoas afetadas”.

Segundo o comentarista, o mais importante neste momento é disponibilizar aos produtores crédito para reconstrução de toda a infraestrutura afetada pelas enchentes.

Sair da versão mobile