Mapa e Rússia discutem cooperação em agricultura sustentável em reunião virtual Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Mapa e Rússia discutem cooperação em agricultura sustentável em reunião virtual

Países compartilharam experiências bem-sucedidas relacionadas à recuperação de áreas degradadas, inovação e digitalização na agricultura

brasil, rússia, freepik
Foto: Freepik

Na quarta-feira (24), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representantes comerciais de três ministérios russos realizaram uma reunião bilateral virtual para discutir ações de cooperação voltadas para a promoção da agricultura sustentável. Durante o encontro, ambos os países compartilharam experiências e modelos de políticas públicas bem-sucedidas relacionadas à baixa emissão de carbono, recuperação de áreas degradadas, inovação e digitalização na agricultura.

O vice-ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa, Mikhail Yurin, organizador do evento, destacou as semelhanças entre os dois países em termos de tamanho, características e riquezas naturais. Ele enfatizou o potencial significativo para expandir a cooperação econômica, ressaltando a importância de ações mutuamente benéficas.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

A secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Renata Miranda, recordou o encontro anterior em Sochi, em outubro do ano passado, e ressaltou a complementaridade entre Brasil e Rússia em termos de parcerias científicas, técnicas e econômicas.

O diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, Bruno Brasil, apresentou as estratégias do Brasil para a agricultura de baixas emissões de gases de efeito estufa, destacando os pilares do Plano ABC+, que incluem a abordagem integrada da paisagem, adaptação às mudanças climáticas e práticas sustentáveis. Ele enfatizou a mitigação não apenas de carbono, mas também de metano e óxido de nitrogênio na agropecuária.

O secretário adjunto da SDI, Pedro Neto, explicou a conversão de áreas degradadas no Brasil, alinhada ao compromisso nacional de atingir o desmatamento zero até 2030. Neto destacou o interesse brasileiro na cooperação para o fornecimento de fertilizantes pela Rússia.

A reunião contou com a participação de representantes dos ministérios do Desenvolvimento Econômico e da Agricultura da Federação Russa, reforçando o compromisso conjunto de promover práticas agrícolas sustentáveis e impulsionar a cooperação bilateral nesse setor crucial para ambos os países.

Sair da versão mobile