Mato Grosso e Mapa fecham parceria contra pirataria de sementes | Canal Rural

Mato Grosso e Mapa fecham parceria contra pirataria de sementes

Governo estadual é autorizado a utilizar 95 servidores estaduais em operações de fiscalização

Fonte: Divulgação/Embrapa

O governo de Mato Grosso firmou uma parceria com o governo federal para combater a pirataria de sementes, com fiscais estaduais sendo autorizados a atuarem em operações de fiscalização, que atualmente é de inteira responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O acordo foi assinado hoje, dia 8, em Cuiabá, e prevê a adesão de Mato Grosso ao Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária Aplicado às Cadeias dos Produtos de Origem Vegetal (SUASA Vegetal), do Mapa. Com isso, o estado, que possui apenas seis servidores federais atuando na fiscalização passará a contar com 95 servidores regionais lotados no Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT). 

– Mato Grosso é o primeiro estado a assumir essa responsabilidade que é do Mapa. Para se ter uma ideia, o estado tem mais de 2 milhões de sacas de sementes de soja não certificadas em uso. O produtor tem sim o direito de salvar sementes para uso próprio, mas não para o comércio, então passamos a fiscalizar esse segmento – afirmou o presidente do Indea, Guilherme Nolasco.

Laboratório

Outra medida tomada para intensificar a fiscalização de sementes no estado foi a reinauguração do Laboratório de Análise de Sementes “Guilherme de Abreu Lima”, do Indea, que contou com o apoio financeiro do Fundo Mato-Grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT), gerido pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat). Foram investidos R$ 800 milhões na reforma.

– O Laboratório estava em condições precárias e havia um déficit de laboratório no estado. Agora teremos mais agilidade, podendo fazer maior número de análises de amostras, inclusive da fiscalização – afirmou o presidente da Aprosmat, Carlos Ernesto Augustin. 

Sair da versão mobile