Milho dos EUA pode ser alternativa para enfrentar alta dos custos de produção no Brasil?

Milho

Milho dos EUA pode ser alternativa para enfrentar alta dos custos de produção no Brasil?

Segundo o comentarista Benedito Rosa, as importações eventuais dos EUA não serão em grande quantidade e nem serão subitamente

O governo federal isentou a importação de milho de fora do Mercosul, em meio à escassez do cereal no mercado interno. As compras até aumentaram, mas não tanto quanto poderiam, avaliam membros do setor de proteína animal. Entre os motivos, o fato de que um potencial originador, os Estados Unidos, não pode exportar ao Brasil por se tratar de cultivares transgênicas não aprovadas no Brasil.

A indústria de carnes havia solicitado à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que intercedesse junto à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para liberar a importação. O pleito já é antigo. Agora, ao que parece, o assunto pode ter novidades nesta semana.

Segundo o comentarista Benedito Rosa, as importações eventuais dos EUA não serão em grande quantidade e nem serão subitamente. “Os estados candidatos são os do Nordeste, a avicultura do nordeste se localiza no litoral e,  do Golfo do México até o Nordeste, há uma facilidade de transporte, mas não serão em volume muito elevado, afinal o preço do milho o mercado internacional está muito alto”, disse.

Segundo ele, a tendência é que os preços não sejam impactados, pois os principais estados produtores de carne continuam a demandar pelo cereal. “Mesmo com importações, os preços do milho continuam elevados. A produção de milho da metade do Brasil para o Norte tem a tendência natural de importação, pois o consumo é baixo e a logística favorece a saída do Brasil”, completou.

Sair da versão mobile