Rio de Janeiro terá radares capazes de alertar sobre tempestades com 12 horas de antecedência | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rio de Janeiro terá radares capazes de alertar sobre tempestades com 12 horas de antecedência

Dispositivos servirão para aperfeiçoar monitoramento de prevenção de catástrofes e acidentes ambientaisO Rio terá dois radares meteorológicos que poderão alertar com até 12 horas de antecedência à ocorrência de chuvas fortes. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai lançar em setembro o edital de licitação para a compra dos equipamentos, que começarão a funcionar em 2012, informou nesta semana a Secretária do Inea, Marilene Ramos. O investimento será de cerca de U$ 5 milhões, com recursos do Banco Mundial e do Fundo Estadual de Compensação Ambiental (Fecam).

Marilene explicou que os radares cobrirão todo o Estado e servirão para aperfeiçoar o monitoramento de prevenção de catástrofes e acidentes ambientais, sobretudo, o Sistema de Alerta que inclui as estações hidrológicas, pluviométricas e os sensores.

? Os radares vão dar mais precisão sobre as condições do tempo, como o local onde vai chover e o volume pluviométrico. São fundamentais para aumentar nossa capacidade de previsão e já devem estar operando antes do verão de 2012 ? informou.

Fabricantes nacionais e internacionais demonstraram interesse em participar da licitação.

A secretária acredita que, com os radares e as estações instaladas em áreas de risco no Estado, ficará mais fácil para a Defesa Civil e para a população agir com mais celeridade e evitar tragédias, como a ocorrida na Região Serrana há seis meses.

Este mês serão instaladas mais duas estações pluviométricas em Petrópolis e duas em Teresópolis, na região serrana, que vão transmitir automaticamente alerta de cheias. Na semana passada, o Instituto recuperou oito estações no município de Petrópolis ? seis pluviométricas e duas hidrológicas. Em Friburgo, serão instaladas duas estações e recuperadas duas que foram destruídas na enchente de janeiro.

? Possivelmente em Teresópolis vamos precisar de mais estações, que estão previstas para este ano. Esse é um trabalho que vai se ampliando à medida que vamos modelando e obtendo resultados ? disse.

O Inea detém também 10 estações da Baixada Fluminense e seis na Bacia do Rio Macaé. Os dados podem ser acessados no site do Inea.

Sair da versão mobile