Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

INOVAÇÃO NO AGRO

Missão técnica nos EUA busca trazer referências de irrigação para o RS

Objetivo da viagem é identificar bons exemplos que possam ser adaptados ao estado

irrigação

O governo do Rio Grande do Sul realiza, entre os dias 20 e 24 de outubro, uma missão técnica oficial ao Nebraska, nos Estados Unidos. O estado norte-americano é referência mundial em sistemas irrigados e gestão de recursos hídricos.

A comitiva é liderada pelo vice-governador Gabriel Souza e inclui representantes de secretarias estratégicas, entidades, parlamentares e imprensa. O objetivo é conhecer experiências bem-sucedidas, identificar tecnologias e modelos que possam ser adaptados ao estado e ampliar a cooperação institucional.

Busca por irrigação sustentável

O vice-governador Gabriel Souza explica que a ampliação da irrigação é prioridade para enfrentar os episódios de estiagem recorrentes no Rio Grande do Sul. “Programas como o Irriga+RS oferecem subsídios para projetos de irrigação e colocam o produtor como protagonista no enfrentamento da seca. A missão ao Nebraska tem o objetivo de trazer soluções de ponta e fortalecer a agricultura sustentável”, afirma.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum, reforça que a irrigação é estratégica para garantir segurança hídrica, estabilidade produtiva e resiliência diante das mudanças climáticas. Segundo ele, a missão permitirá ampliar o conhecimento sobre sistemas de irrigação e identificar tecnologias e práticas de gestão que possam ser implementadas no estado.

Agenda técnica e institucional

Durante a visita, a comitiva participará de reuniões técnicas e institucionais com o Water for Food Global Institute, a Universidade do Nebraska e órgãos estaduais de agricultura e recursos hídricos. Estão previstas ainda visitas a propriedades rurais e projetos de irrigação de referência, que servirão como modelo para iniciativas no Rio Grande do Sul.

Além do vice-governador, participam representantes da Seapi, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Assembleia Legislativa, Emater/RS-Ascar, Invest RS, Fepam, Irga, Famurs e Aprosoja. O grupo busca integrar diferentes setores do governo e do agro para fortalecer políticas públicas de irrigação e sustentabilidade.

Sair da versão mobile