Movimento em prol do vinho gaúcho ganha selo especial Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

VALORIZAÇÃO

Movimento em prol do vinho gaúcho ganha selo especial

Iniciativa quer chamar a atenção do consumidor para o produto local em vista dos estragos causados pelas enchentes em vinícolas do estado

selo vinho gaúcho
Foto: Divulgação Consevitis-RS

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) lançou um selo especial para destacar os vinhos, espumantes e sucos produzidos pelas empresas locais nos pontos de venda gaúchos e de outros estados.

Para potencializar o alcance de postagens nas redes sociais, a iniciativas também conta com as hashtags #CompreVinhoGaucho e #AjudeRS.

Distribuição do selo do vinho

O selo será distribuído entre as vinícolas associadas às entidades que compõem o Consevitis-RS (Uvibra, Agavi, Fecovinho e ACIU) com o objetivo de chamar a atenção do consumidor para a origem do produto, incentivando a compra e contribuindo para a movimentação do setor. Inicialmente, serão impressas 500 mil unidades. O selo também está disponível para download em versão para impressão e digital.

“Ainda estamos vivendo as consequências da catástrofe, e muitos produtores foram fortemente impactados. Além de continuar com o acolhimento a todos os que foram atingidos, para que haja reconstrução precisamos movimentar a economia. E valorizar os produtos gaúchos também é uma das formas de prestar esse apoio”, salienta o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.

Cadeia vitivinícola gaúcha em números

Estudo realizado recentemente pelo Instituto mostrou que o complexo econômico da uva e derivados (produção de uvas e vinhos) representa aproximadamente 2% do PIB gaúcho. No cálculo, não estão incluídas atividades relacionadas ao enoturismo e à enogastronomia.

O setor compreende cerca de 12,5 mil propriedades com produção de uvas, em uma área plantada total de 44.473 hectares, espalhadas por diversas regiões. A atividade envolve cerca de 60 mil agricultores familiares, que se viabilizam através da produção de uvas. Atualmente, estão registradas aproximadamente 550 vinícolas e cooperativas.

Sair da versão mobile