MT: a partir de março, nota fiscal eletrônica será obrigatória para produtor rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

MT: a partir de março, nota fiscal eletrônica será obrigatória para produtor rural

A nota fiscal modelo 1 e 1-A, ou a nota fiscal eletrônica avulsa (NFA-e) não terão seu uso permitido com a obrigatoriedade da nova regra.

Os produtores rurais do estado de Mato Grosso, terão obrigação de emitir a nota fiscal eletrônica a partir do dia primeiro de março. A medida foi tomada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

A obrigatoriedade das notas fiscais se aplica a todos os produtores rurais, não levando mais em conta as notas fiscais anteriores que já foram emitidas.

Para o envio da nota o Produtor Rural, pessoa física necessita  precisará de um programa próprio  que emita a nota fiscal eletrônica e tenha seu certificado digital e-CPF, segundo a SEFAZ.

Nota Fiscal de Produtor, bloco do produtor
Foto: Prefeitura de Faxinal do Soturno/ RS

A declaração da exigência ao produtor rural, aparece no § 2° do Art. 325 do RICMS/MT, assim como no § 1° do art. 4° da Portaria 160/2021. O uso da NF-e engloba os procedimentos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e suas determinações.

Em caso de dúvidas, o produtor rural deve entrar em contato com o SAC no site Sefaz para Você

 

Sair da versão mobile