Nos 20 anos do Canal Rural, a produção de soja quadruplicou | Canal Rural

Nos 20 anos do Canal Rural, a produção de soja quadruplicou

Neste período, a oleaginosa ganhou espaço, assumiu o posto de principal cultura agrícola do país e ainda trouxe competitividade frente ao mercado internacional

Daniel Popov, de São Paulo
Neste dia 11 de novembro o Canal Rural completa 20 anos e de lá para cá muita coisa mudou. Neste período, o Brasil viu a sua produção de grãos mais do que dobrar, enquanto a área cresceu 60%, mostrando que os produtores fizeram a lição de casa e avançaram muito no quesito produtividade. Isso deu ao Brasil a competitividade necessária para nos tornar um dos maiores produtores de alimentos do mundo e ganhar a alcunha “celeiro do mundo”.

Em 1996, a internet mal funcionava no país, a conexão (para os que possuíam) era discada e a mais famosa empresa de busca na rede do planeta, o Google, ainda não existia. Não à toa que é praticamente impossível encontrar notícias sobre soja na internet neste período. Mas, o Brasil já produzia bastante soja na época, algo em torno de 26,1 milhões de toneladas, em uma área de 11,3 milhões de hectares, que nos rendia uma produtividade média de 38 sacas por hectare.

Uma curiosidade interessante é que a soja não era a principal cultura do país e o milho ainda dominava os campos com 35,7 milhões de toneladas (fato que perdurou até o ano de 2001).

Em vinte anos este cenário mudou bastante, a produção de soja quadruplicou sendo estimada em 104 milhões de toneladas na safra 2016/2017, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). A área deve chegar a 34,1 milhões de hectares plantados, 200% maior que os 11,3 milhões de hectares cultivados em 1996. A produtividade também está maior e chegou a 50 sacas por hectare. Alguns especialistas acreditam que neste quesito o país poderia estar ainda melhor, mas há de se considerar que a produtividade média considera algumas regiões ainda em desenvolvimento com a soja, como o Norte do país.

Participe do Fórum Soja Brasil Goiás:

As exportações também deram um salto no período. Em 1997 (primeira data a ter este levantamento divulgado pelo Ministério da Agricultura), as exportações do complexo soja era de 18,9 milhões de toneladas, ou seja, 72,4% da produção da época foi vendida ao exterior e rendeu um montante de US$ 5,5 bilhões. Em 2015, os embarques do complexo somaram 70,8 milhões de toneladas, 74,2% do total produzido no ano (95,4 milhões de toneladas). O valor arrecadado com esta comercialização gerou ao país mais de US$ 27 bilhões, quatro vezes mais do que o obtido há 20 anos.

Durante este período, o Canal Rural se dedicou na cobertura de todos os fatos relevantes ao setor, criando inclusive um projeto exclusivo para atender as demandas do sojicultor, o Projeto Soja Brasil. Então, em seus 20 anos, o Canal Rural parabeniza o produtor de soja do Brasil, que com muita bravura e empenho elevou o status da oleaginosa a mais do que uma simples commodity, transformou-a no ouro brasileiro.

producao-e-area-soja-1996-2016

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile