Nova legislação deverá facilitar atuação de cooperativas entre países do Mercosul | Canal Rural

Nova legislação deverá facilitar atuação de cooperativas entre países do Mercosul

Reunião entre entidades do bloco busca amparo legal para atuação livre na região e discute criação de fundo para ampliar o cooperativismo

Fonte: Canal Rural/Reprodução

Países do Mercosul deverão criar legislação que dê amparo às cooperativas dos países do bloco para que atuem livremente na região. O assunto está sendo discutido, em Curitiba (PR), durante a 43ª Sessão Plenária da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM). 

Em junho deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deu um passo nessa direção, ao editar a Portaria nº 1.395, que possibilitar às cooperativas brasileiras ampliarem atividades em países do Mercosul, a exemplo do que já havia feito o Uruguai.

Também está sendo tratada na reunião a criação de um Fundo de Promoção de Cooperativas do Mercosul, com o objetivo de viabilizar recursos destinados para desenvolver o cooperativismo e manter a secretaria técnica da RECM, em Montevidéu.

Outro tema gira em torno da obtenção de meios que viabilizem a inserção das cooperativas em novos mercados, com apoio da Reunião Especializada. As principais frentes de atuação de grupo de trabalho a ser criado serão: mapear possíveis parcerias entre cooperativas em região de fronteira; organizar missões comerciais de cooperativas do Mercosul, participar de eventos internacionais de comércio, além de trabalhar para o acesso conjunto a mercados.

Sair da versão mobile