Pesquisadores e agricultores se dedicam ao desenvolvimento da Produção Integrada no Brasil | Canal Rural

Pesquisadores e agricultores se dedicam ao desenvolvimento da Produção Integrada no Brasil

Objetivo é atender padrão de qualidade exigido por mercados como a União Européia para compra de alimentosConsumidores em todo o mundo, cada vez mais, optam por alimentos de qualidade e de origem segura. Para se adaptar às exigências e conquistar mercados, pesquisadores brasileiros e agricultores se dedicam ao desenvolvimento do Sistema de Produção integrada no Brasil, que já é adotado em alguns países da União Européia.

Aliar segurança e qualidade dos alimentos com preservação ambiental é o objetivo da Produção Integrada, um sistema em desenvolvimento na Europa que é um desafio para os agricultores brasileiros. Especialistas garantem que esse tipo de produção diminui o consumo de água, reduz os gastos com fertilizantes em até 50%, sem contar que agrega valor ao produto final.

Durante um ano, o pesquisador da Embrapa José Rozalvo Andrigueto dedicou-se ao estudo da implementação e transferência de tecnologias aplicadas na Produção Integrada. Percorreu quatro países europeus que estão implantando a unificação das normas de certificação dos produtos. Ele conta que todos valorizam a produção de alimentos segura, levando em conta a higiene, racionalização de agrotóxicos, medicamentos e controles de resíduos. De acordo com o pesquisador, a produção brasileira precisa se adaptar rápido para conquistar mercados mais exigentes.

? Para todo o alimento que entra na União Européia devem servir todos esses procedimentos que tenham todas as análises de que são seguros e não farão mal a saúde ? explica.

Há sete anos, a Embrapa estabelece parcerias para o desenvolvimento do sistema de produção integrada no Brasil. Estão em andamento 51 projetos no país, principalmente com frutas e hortaliças. Mas para que o sistema chegue a todos os produtores rurais, o coordenador dos Sistemas de Produção Integrada do Ministério da Agricultura, Luis Carlos Nasser, avalia que será preciso mais investimentos em assistência técnica.

? É necessário mais investimento dos governos estaduais, das secretarias de Agricultura das prefeituras e de nível federal para que essa tecnologia seja levada a toda a cadeia e a todos os setores produtivos do Brasil ? concluiu.

Sair da versão mobile