Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

DADOS DO USDA

Produção de laranja na Flórida atinge mínima histórica

De acordo com o Dertamento de Agricultura dos EUA, doenças nas árvores e impactos climáticos reduziram a produtividade

preços laranja cepea
Foto: Mapa/divulgação

A produção de laranjas na Flórida caiu para o menor nível desde a Grande Depressão. No ano comercial 2024/25, o estado colheu 12,2 milhões de caixas, queda de 32% em relação a 2023/24. Doenças nas árvores e impactos climáticos reduziram a produção, pressionando a oferta de frutas e suco no mercado, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Greening e clima afetam rendimento

A doença conhecida como greening segue como principal desafio. Ela impede que as árvores produzam frutos regulares, resultando em laranjas pequenas, deformadas e amargas, que caem antes da colheita. Apesar de não haver cura, tratamentos atuais ajudam a retardar seu avanço.

Além disso, tempestades recentes agravaram as perdas. O furacão Milton atingiu o centro da produção em 2024, e a Flórida ainda se recupera do impacto do furacão Ian, em 2022. Com 71% da produção concentrada em cinco condados, qualquer tempestade reduz significativamente o volume colhido. Diante desse cenário, muitos produtores optam por vender terras para incorporadoras, reduzindo ainda mais a área plantada.

Oferta limitada pressiona preços

A escassez de fruta reflete diretamente no mercado. Até agosto, o preço médio no varejo chegou a US$ 11,80 por galão, alta de quase 20% ante o ano anterior. No mercado de futuros da Bolsa de Nova York (ICE Futures US), os contratos de suco de laranja congelado concentrado, que chegaram a 548 cents por libra-peso em 2024. Atualmente, os preços são negociados a 240,35 cents/lb, com queda de 5,36% nesta quinta-feira (18).

O cenário indica que a combinação de doenças, clima extremo e redução de áreas produtivas deve manter a oferta limitada, impactando produtores, processadores e consumidores de suco de laranja nos próximos anos.

Sair da versão mobile