Produtor do Paraná colhe 141,8 sacas de soja por hectare | Canal Rural

Produtor do Paraná colhe 141,8 sacas de soja por hectare

Resultado leva agricultor a vencer Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja deste ano

Fonte: Carlos Roberto Dellavalle Filho/Lagoa Vermelha (RS)

Um produtor de Ponta Grossa, Paraná, colheu em 2014/15 141,79 sacas de soja por hectare, 195% acima da média nacional, de 48 sacas por hectare, e venceu o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja deste ano.

O resultado é recorde no concurso promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) e 18% superior à meta estabelecida para esta edição, de 120 sacas por hectare.

O produtor e engenheiro agrônomo Alisson Alceu Hilgenberg e o seu pai, Vilson, foram premiados nesta segunda, dia 31, durante a Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central, em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, como campeões nacionais da sétima edição do desafio.

Segundo comunicado divulgado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), há mais de três décadas Vilson iniciou a correção de solo com um programa de rotação de culturas dentro do sistema de plantio direto, que foi aperfeiçoado nos últimos oito anos por Alisson.

O comitê também destacou a escolha da cultivar, as técnicas de semeadura e a aplicação de 10 toneladas por hectare do adubo orgânico cama de frango, entre outros aspectos, que permitiram à lavoura aproveitar as boas condições climáticas deste ano na região. 

Sair da versão mobile