Caravana Goiás: sojicultores temem preços baixos na hora da colheita | Canal Rural

Caravana Goiás: sojicultores temem preços baixos na hora da colheita

Durante passagem por Cristalina, os produtores debateram quais os rumos da comercialização da soja na próxima safra

André Anelli, de Cristalina (GO)
Começou a Caravana Soja Brasil em Goiás. O primeiro município visitado foi Cristalina, onde produtores rurais debateram sobre tendências de mercado para o grão e ainda falaram das condições das lavouras do município, castigadas pela chuva.

Quatro dias consecutivos de fortes chuvas resultaram na formação de um verdadeiro lago, em uma lavoura em Cristalina, Goiás. Apesar do alagamento, ainda é cedo para falar em perda de produtividade, já que o plantio ocorre mais tarde na região.

“Este ano a chuva está bem concentrada e mais forte. Choveu agora, em pouco tempo, mais que nesses anos para trás. Ainda não temos grandes perdas, não. Temos perdas localizadas. Quando você distribui na área de Cristalina, ainda é muito pequeno os prejuízos”, diz presidente do Sindicato Rural de Cristalina, Alécio Maróstica.

O que também preocupa os produtores do município é o preço da soja. A guerra comercial entre China e Estados Unidos está alterando a demanda por soja no mundo. Este foi um dos temas da Caravana Soja Brasil aqui no município. Para o especialista da ARC Mercosul, Matheus Pereira, dificilmente vai haver um acordo entre os países.

“Trump sendo egocêntrico, Xi Jinping não dá o braço a torcer. Resumindo vai manter esse desacordo comercial por mais alguns meses. Isso será positivo em longo prazo para o produtor no Brasil. Os prêmios, hoje defasados, serão novamente aquecidos”, diz Pereira.

O especialista lembrou ainda que outro fator determinante para o preço da soja no Brasil é o dólar. E a moeda norte-americana deve sofrer variações no no mercado interno, conforme a agenda econômica do presidente eleito, Jair Bolsonaro

“Bolsonaro, cumprindo todas essas promessas pré-campanha, de ser um presidente reformista, e de um novo teto de gastos, olhando mais para o lado econômico do país, teremos sim uma retração da moeda, que bateu R$ 3,94”, diz ele.

Além do cenário econômico no mercado da soja, a Caravana tratou ainda da diversificação de culturas para elevar a produtividade; o futuro da biotecnologia; e os desafios da aprosoja goiás, que completa cinco anos. conhecimento gratuito aos produtores rurais

“A gente sempre está encontrando uma novidade. É isso que faz com que o agricultor se aperfeiçoe mais na sua atividade, melhorando as suas qualidades, seus sistemas de manejo e outras coisas”, conta o presidente da Irrigo, Luiz Carlos Figueiredo.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile