Chuvas ainda persistem nas áreas de soja do país até quarta-feira | Canal Rural

Chuvas ainda persistem nas áreas de soja do país até quarta-feira

Segundo a meteorologia, a região Sul, Centro-Oeste e Sudeste recebem bons volumes de precipitações nos próximos dias

A segunda-feira começa com muita chuva sobre o estado de São Paulo e bastante nebulosidade nos demais estados do Sudeste. Sobre a região Centro-Oeste do país, também há o predomínio de nebulosidade e registro de chuva no Distrito Federal. Na região Sul, o começo da madrugada de hoje teve acumulados expressivos de chuva sobre o Paraná. Em Santa Catarina o céu tem muitas nuvens, enquanto que no Rio Grande do Sul, por conta de um massa de ar frio, o tempo é firme e as temperaturas são baixas. Na região Nordeste, houve registro de chuva no estado do Piauí durante esta madrugada.

SUL

As instabilidades perdem força, mas ainda tem muitas nuvens e condição para chover fraco na maior parte de Santa Catarina e do Paraná. No oeste catarinense, paranaense e no Rio Grande do Sul ainda têm a influência de um sistema de alta pressão que está no Uruguai e por isso o tempo fica firme, mas com temperaturas ainda baixas, mesmo com a presença do sol ao longo do dia.

SUDESTE

A frente fria se afasta, mas ainda tem muitas nuvens e possibilidade para pancadas de chuva especialmente entre a tarde e a noite em todas as áreas do Sudeste. No interior de Minas Gerais, inclusive na região Metropolitana de Belo Horizonte a chuva pode ser volumosa. Na metade leste paulista, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo têm muitas nuvens, com chuva a qualquer hora do dia e as temperaturas ficam amenas. Já no interior o sol aparece mais vezes ao longo do dia e a temperatura sobe.

CENTRO-OESTE

Ainda há condição para tempo instável em todo Centro-Oeste do Brasil. A chuva continua nos três estados e também no Distrito Federal, inclusive com potencial para trovoadas e volumes expressivos em Brasília. Mesmo com previsão de chuva, as temperaturas seguem elevadas e o tempo fica abafado no Centro-Oeste.

NORDESTE

A chuva começa a se espalhar pelo interior do Nordeste, inclusive em áreas como o oeste da Bahia, Maranhão, Piauí e Ceará. A chuva ainda ocorre de maneira muito irregular e com alguns pontos de chuva volumosa, mas expectativa é de aumento das instabilidades nestas áreas nos próximos dias.

NORTE

As instabilidades atuam pelo Norte do Brasil e as nuvens carregadas se formam por causa do calor e da umidade alta. Tem previsão de chuva em todos os estados da região, mas de maneira mais expressiva no estado do Tocantins, onde os volumes podem ser bem expressivos em algumas áreas do leste do estado. Tempo abafado em todos os estados.

Terça-feira

SUL

O tempo fica firme no Rio Grande do Sul e ainda tem instabilidades atuando entre Santa Catarina e o Paraná, com possibilidade para chuva fraca ao longo do dia. Destaque para as temperaturas que voltam a subir e aumentam a condição para tempo abafado durante a tarde, principalmente na metade oeste dos três estados da região.

SUDESTE

A frente fria está no sul da Bahia, mas ainda tem condição para chover em todos os estados da região Sudeste. Como as temperaturas sobem na maior parte dos estados, as nuvens carregadas se formam a partir da tarde e tem previsão pra chover, com potencial para trovoadas. No Rio de Janeiro, muitas nuvens e pouco sol, por isso temperaturas amenas.

CENTRO-OESTE

A chuva continua no Centro-Oeste do Brasil, com nuvens carregadas se formando a partir da tarde. Os volumes são elevados em todo estado de Goiás e no Distrito Federal, e ainda existe o potencial para trovoadas. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a chuva ocorre de maneira mais isolada e com menores acumulados. As temperaturas sobem um pouco mais no oeste do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso.

NORDESTE

As instabilidades ganham força pelo interior do Nordeste, com pancadas de chuva mais intensas entre tarde e noite, especialmente no oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí. Apesar de ainda ser uma chuva irregular, algumas áreas podem receber volume expressivo de precipitação. As temperaturas ficam amenas no oeste da Bahia, no sul do Maranhão e do Piauí.

NORTE

As instabilidades formam nuvens carregadas em todos os estados da região, com previsão para pancadas de chuva alternadas por sol a qualquer hora do dia. No Tocantins a chuva deve ser mais frequente e apesar de ser irregular, algumas áreas do estado, especialmente no leste, podem receber um volume expressivo de chuva.

Quarta-feira

SUL

Novas áreas de instabilidade vindas do Paraguai e da Argentina aumentam as nuvens carregadas pela região Sul, com expectativa para temporais no oeste dos três estados. Há potencial para trovoadas e até eventual queda de granizo. Antes da chuva chegar as temperaturas sobem bastante e por isso o tempo fica bem abafado. Apenas no litoral do Rio Grande do Sul é que o tempo fica firme.

SUDESTE

O sol aparece mais na maior parte do dia, aumentando as temperaturas. A combinação do calor, com a umidade que está elevada na região favorecem a formação de nuvens carregadas, principalmente no período da tarde, com previsão para pancadas de chuva, trovoadas e até eventual queda de granizo.

CENTRO-OESTE

Ainda há tempo instável em todos os estados do Centro-Oeste do Brasil, com previsão para pancadas de chuva a qualquer hora do dia, em pontos isolados e com trovoadas. Em Goiás os volumes já não devem ser tão expressivos, mas ainda chove. Na metade sul do Mato Grosso do Sul, as instabilidades vindas do Paraguai ajudam a organizar nuvens carregadas e há potencial para temporais, com ventanias e trovoadas. As temperaturas seguem elevadas, mesmo com previsão para chover.

NORDESTE

A chuva perde um pouco de intensidade no interior do Nordeste, mas ainda chove de uma maneira bem abrangente. O tempo fica firme apenas na faixa que vai do norte do Maranhão até a metade norte do Rio Grande do Norte. Em todo Nordeste as temperaturas ficam elevadas e o tempo segue abafado.

NORTE

A chuva perde intensidade no Tocantins, mas ainda ocorre de uma maneira bem abrangente. Apesar da previsão para chover em todos os estados do Norte, a condição ainda é para tempo abafado e calor.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile