A colheita da soja começou, mas como foi a safra? | Canal Rural

A colheita da soja começou, mas como foi a safra?

Clima, pragas, preços e manejo. O projeto Soja Brasil trouxe um pouco de cada um destes assuntos que marcaram a temporada

Até agora, o projeto Soja Brasil percorreu mais de 20 mil quilômetros por estradas de todo o país. Passando por sete estados, visitando mais de 30 municípios. E ainda vai passar por muitos outros, ouvindo produtores, agrônomos e especialistas para trazer as informações mais atualizadas sobre o desenvolvimento da safra 2016/2017.

A safra 2016/2017 de soja começou animadora, com os preços da oleaginosa batendo US$ 100 por bushel, em junho, e a notícia que o fenômeno La Niña não teria muita intensidade, ou mesmo nem se configuraria, fato que deixaria o clima um pouco mais favorável. Entretanto, após o fim do vazio sanitário, no dia 15 de setembro, muitos municípios no Mato Grosso que já poderiam começar a semear a soja, tiveram que aguardar o retorno das chuvas (que vieram em outubro) para fazê-lo. Passada este primeiro susto, o clima colaborou. “O clima agora vem se comportando bem. Está melhor que nas ultimas três safras, pelo menos”, diz o produtor Franco Bosa, de Mato Grosso.

No dia 21 de setembro aconteceu o primeiro grande evento do projeto Soja Brasil nesta temporada, a Abertura Oficial do Plantio, na Embrapa em Sinop. O evento reuniu dezenas de produtores e autoridades, inclusive o ministro interino da agricultura na época, representando Blairo Maggi.

De lá para cá, muito se falou em pragas, monitoramento, aplicação correta de agroquímicos entre outros. Mas, na verdade o clima também contribuiu para que a infestação de doenças e insetos fosse menor. Mas, as lavouras ainda não estão totalmente seguras, garante o consultor do projeto Soja Brasil Áureo Lantmann. “O desenvolvimento da soja no Brasil está com dois terços do tempo de cultivo, praticamente. Resta agora o terço final, e é justamente ai que surgem algumas preocupações, principalmente mosca branca e a lagarta Falsa Medideira”, garante ele. “Estas são pragas que daqui para frente começam a aparecer, então o agricultor deve ter muita atenção, para não elevar os custos de produção para o controle.”

Esta elevação nos gastos foi, inclusive, tema do 1º Fórum Soja Brasil desta temporada, em Cascavel, no Paraná, onde se discutiu também questões sobre o clima e perspectivas de mercado. Em Esteio, no Rio Grande do Sul, durante a Expointer, mais um Fórum aconteceu, onde se abordou assuntos como os desafios para a alta produtividade. Em Rio Verde (GO), destaque para a sustentabilidade do setor. “As decisões agronômicas, uso do manejo biológico, o controle biológico e a preservação dos inimigos naturais, são princípios básicos que temos que reforçar”, diz o pesquisador da Embrapa André Ferreira. “Estes fóruns servem também para ressaltar sempre com o agricultor, com os consultores, com os agrônomos, com os técnicos que estão dentro do cenário de produção.”

Segundo o diretor de Conteúdo do Canal Rural, Júlio Cargnino é fundamental para o país que o produtor esteja bem informado e que planeje bem a sua safra. “É preciso que os produtores tenham diversas informações para que possam tomar as decisões de acordo com a suas realidades”, conta ele.

O próximo grande evento do Projeto Soja Brasil já está marcado. Será nos dias 25 e 26 de janeiro em Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, onde acontece a Abertura Nacional da Colheita de soja da safra 2016/2017. “Os temas são temas atuais e que há necessidade de debate e é bom também para tirarmos uma temperatura do que o produtor está precisando”, afirma Marcos da Rosa, presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil).

Com informações de Sebastião Garcia

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile