Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

SOJICULTURA

Conquistas e desafios: Aprosoja Brasil completa 35 anos de muito trabalho

Fundada em 1990, Aprosoja mantém diálogo com os sojicultores através das 16 associadas localizadas nas principais regiões produtoras no país

colheita de soja em Mato Grosso
Foto: Colheita da Soja/Aprosoja MT

Com a missão de garantir a competitividade e a sustentabilidade da produção de soja no país, a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) completa 35 anos de atuação nesta terça-feira, dia 11 de março. Fundada em 1990, a entidade surgiu a partir da necessidade dos produtores de organizarem uma associação específica para representar os sojicultores de todo o país.

A associação é uma entidade representativa de classe sem fins lucrativos, constituída por produtores rurais ligados à cultura da soja. Seu objetivo central é unir e valorizar a classe. Atualmente a instituição possui 16 associações atuando nos estados produtores.

Entidade mantém 16 associadas pelo Brasil

Ao longo de três décadas a Aprosoja Brasil e as demais Aprosojas somam importantes avanços em benefício dos sojicultores, como a judicialização da cobrança dos Royalties da Monsanto, a criação do Instituto Pensar Agro (2011), e a mobilização de lideranças na aprovação do Código Florestal (Lei 12.651/2012), da Lei dos Pesticidas (Lei 14.785/2023) e da Lei dos Bioinsumos (Lei 15.070/2024).

Em 2023 a associação lançou a campanha Seja Aprosoja, que tem o objetivo de estimular o associativismo e incentivar a participação dos produtores nas decisões da entidade. De acordo com o presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon, os desafios da associação são permanentes.

“Temos pela frente a questão da concorrência internacional, a Lei Antidesmatamento Europeia, a Moratória da Soja e muitos outros temas que afetam a renda do produtor. A Aprosoja Brasil sempre teve um papel importante em defesa dos produtores, defendendo a agricultura e os sojicultores, produzindo com eficiência e respeito às leis, gerando desenvolvimento econômico para o país e oferecendo oportunidades e comida abundante para os brasileiros e milhões de consumidores mundo afora. Parabéns aos diretores, produtores e colaboradores da Aprosoja Brasil”, afirma Maurício Buffon.

A trajetória

A ideia para criação da entidade vinha sendo debatida desde 1989 durante congressos e eventos do setor. Mas foi só em 1990 que a Abrasoja, como foi incialmente batizada, foi tirada do papel, inspirada no trabalho da American Soybean Association (ASA), fundada em 1920 nos Estados Unidos.

O início da década de 1990 foi um período de inflação e endividamento elevados e pouco estímulo à expansão da atividade. Situação agravada pelo Plano Collor, lançado em 16 de março de 1990. Os primeiros meses foram de busca de soluções para o endividamento agrícola. No entanto, diante das dificuldades de mobilizar e fortalecer a entidade nos estados, os trabalhos acabaram suspensos naquele ano e retomados em 1999.

Em 2001, a Abrasoja seria rebatizada de Aprosoja e, em 2004, receberia seu o nome definitivo de Aprosoja Brasil. Mesmo assim, a entidade não conseguia angariar recursos suficientes para a manutenção de uma estrutura necessária para o trabalho de representação que a soja brasileira demandava.

Novo impulso a partir da Aprosoja Mato Grosso

Foi somente com a criação da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja MT), em 4 de fevereiro de 2005, e com o estabelecimento do Fundo de Apoio à Cultura da Soja (Facs), que os sojicultores mato-grossenses reuniram as condições para reestruturar a Aprosoja Brasil e, a partir de fevereiro de 2007, incentivar a organização da Aprosoja nos estados.

“Os produtores que ainda não conhecem o serviço prestado pela Aprosoja, que procurem a gente nas redes sociais. Nós temos muito trabalho prestado! Seja um associado, veja o trabalho da entidade no seu estado e você terá motivos de sobra para se associar”, finalizou Maurício Buffon.

Sair da versão mobile