Em MT, plantio de soja está quase sete vezes mais acelerado do que em 2020

Soja Brasil

Em MT, plantio de soja está quase sete vezes mais acelerado do que em 2020

Da semana passada para esta, porcentagem de área semeada cresceu 14%

A semeadura da safra de soja 2021/22 do Mato Grosso atingiu 20,31% da área projetada, conforme o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), com número obtido até 8 de outubro. No mesmo período do ano passado, o plantio estava em 3,02%. Na semana passada, o número era de 6,16%.

O cenário de plantio avançado, porém, tem duas realidades distintas. Enquanto alguns agricultores já se aproximam da reta final do plantio, outros aguardam com preocupação a entrega dos fertilizantes e temem os impactos que a demora para o início do cultivo pode provocar no desempenho das lavouras.

É o caso do João Paulo Kovahulk, que ainda aguarda as chuvas para dar início ao plantio da área de 1.600 hectares em Canarana (MT). Nesta safra, o agricultor aumentou o investimento em adubação na expectativa de colher 4 sacas a mais por hectare. Mas a morosidade na entrega dos fertilizantes ameaça seus planos do produtor.

“O que eu tenho na fazenda dá para eu plantar de três a quatro dias. A gente está bem preocupado com essa situação, sem saber o que fazer, se a gente vai plantar sem adubo, se a gente vai esperar esse adubo chegar porque está muito atrasado e se ele vai chegar ainda, porque sabemos que o custo de produção hoje é alto e nós dependemos desse adubo para plantar e ter uma boa produtividade”, relata.

Safra de soja animadora

O início da safra 2021/22 de soja tem sido animador na fazenda Santa Ernestina, em Sorriso (MT), bem diferente do que aconteceu na última temporada, quando a demora da chegada da chuva comprometeu o início do plantio da lavoura de soja. Desta vez, a água caiu na hora esperada e permitiu que as máquinas fossem para o campo no momento certo. “A umidade do solo estava boa e conseguimos começar a plantar no dia 24 de setembro. No ano passado, só começamos a plantar no dia 18 de outubro”, comenta o agricultor Cleiton Tessaro. Com condições favoráveis, a semeadura deslanchou: 80% dos 2.200 hectares já foram cultivados.

Na Fazenda Santa Cecília, em Nova Mutum (MT), os trabalhos também estão adiantados. “Já plantamos 40% dos 1.800 hectares de soja previstos para esta safra”, conta o agricultor Clairton Pavlack que, na última safra, só ‘ligou’ as plantadeiras depois do dia 14 de outubro.

Sair da versão mobile