'Três estados são mais afetados por problemas de logística', diz presidente da Aprosoja Brasil

Soja Brasil

'Três estados são mais afetados por problemas de logística', diz presidente da Aprosoja Brasil

Antônio Galvan reitera a necessidade de expansão das ferrovias e cita desafios de armazenagem

A questão logística continua sendo um grande gargalo do país, principalmente em estados com pouco consumo e alta produção, como Mato Grosso. Quem faz a constatação é o presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan.

Segundo ele, os custos altos dos fretes, principalmente em vista dos preços dos combustíveis, como no diesel usado nos caminhões e nas máquinas, colaboram para as dificuldades enfrentadas pelos produtores.

Além do maior produtor nacional de grãos, Galvan acredita que as dificuldades logísticas atrapalhem, igualmente, os estados de Goiás e Pará. “Um dos grandes desafios do Brasil é fazer com que a infraestrutura, principalmente de rodovias, venha a ser melhorada e tem de trazer alternativas que, hoje, está se desenhando com nossas ferrovias”, considera.

Para o presidente da Aprosoja, a armazenagem, principalmente em áreas que estão em expansão, também é outro desafio brasileiro. De acordo com ele, a questão fica ainda mais complexa ao se levar em conta que a área plantada cresce todo ano.

Armazém armazenagem
Foto: Rumo/divulgação

Galvan lembra que a Aprosoja está empenhada em uma campanha para mostrar ao governo federal, através do Ministério da Agricultura, que a armazenagem é uma necessidade generalizada, especialmente em áreas que ainda possuem área disponível para o plantio de soja e outras culturas.

Sair da versão mobile