Mato Grosso deve ter quebra na safra de soja por causa do clima

Soja Brasil

Mato Grosso deve ter quebra na safra de soja por causa do clima, diz Imea

Entidade destaca que a falta de chuvas, aliada a escolha de cultivares super precoces em boa parte do estado ajudaram a diminuir o potencial produtivo

O clima está no radar de preocupações dos produtores agricultores de quase todo o país. Em Mato Grosso, principal estado produtor de soja, a falta de regularidade e intensidade de chuvas, aliado a escolha de cultivares super precoces, está diminuindo o potencial produtivo, afirma o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Com isso a entidade reduziu sua estimativa para a safra de soja 2020/2021.

A área de plantio da soja deve mesmo ocupar os 10,3 milhões de hectares previstos anteriormente. Segundo o Imea, só falta plantar 0,35% disso tudo. Na safra 2019/2020 a área plantada era de 9,9 milhões de hectares, 3,18% menor que a atual.

“O momento é de apreensão por parte dos agricultores, já que os baixos e irregulares volumes de chuva até aqui prejudicaram não somente a evolução da semeadura, como também o potencial produtivo de algumas áreas do estado”, afirma o Imea.

Clima e variedades

Segundo o Imea, as chuvas que foram registradas até o momento foram em quantidade e frequência menores que o esperado. Aliado a isso, a escolha das cultivares também não ajudou, já que a maior parte do material é super precoce.

“Como as primeiras lavouras semeadas em Mato Grosso já estão em floração e algumas em formação de vagem, a baixa umidade do solo já afeta o potencial produtivo da planta. Na região oeste, por exemplo, importante local de produção de algodão segunda safra, os agricultores semearam a soja mais cedo (como de costume, para ajustar a janela de cultivo do algodão) e a condição atual das lavouras indica que a safra pode ser menor que o previsto”, afirma a entidade.

Segundo o Imea, a região centro-sul, parte da médio-norte, sudeste, noroeste e oeste estão com maior percentual de replantio da soja.

“Nestas últimas regiões, principalmente, algumas áreas serão mantidas com estande de plantas abaixo do ideal, ou seja, sem replantio, e possuem maiores chances de redução de produtividade”, diz o Imea.

Produtividade e produção

Com isso tudo, a estimativa de produtividade no estado foi reduzida em 0,61 sacas por hectare, ou 1,06%, passando a ser avaliada agora em 57,41 sacas por hectare. Em novembro a produtividade era estimada em 58,03 sacas. Em 2019/2020 foi de 59,09 sacas por hectare na média.

Já a produção foi ajustada para 35,49 milhões de toneladas na estimativa de dezembro. Em novembro a perspectiva era de uma produção de 35,8 milhões de toneladas. A safra 2020/2021 continua sendo projetada um pouco maior que a temporada 2019/2020 (35,40 milhões de toneladas).

Leia mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile