'Para programa de bioinsumos funcionar, estamos acelerando processo de registro'

Soja Brasil

'Para programa de bioinsumos funcionar, estamos acelerando processo de registro'

Durante Abertura Nacional do Plantio da Soja, representante do Ministério da Agricultura afirmou que o programa voltado ao insumo biológico é uma das prioridades

Um dos maiores eventos da sojicultura brasileira, a Abertura Nacional do Plantio da Soja, que aconteceu nesta quinta-feira, 24 em Capinópolis (MG), debateu a importância dos bioinsumos para o setor.

Segundo explica o coordenador Nacional do Programa de Bioinsumos, Alessandro Cruvinel, essa iniciativa tem como objetivo, ampliar e fortalecer o uso de bioinsumos para promoção do desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira.

“O programa propõe um marco regulatório para produção e uso desse insumos, fomentar a ciência de tecnologia e inovação, articular instrumentos de crédito para produção, estimular a disseminação de conhecimento e informações de boas práticas, além de incentivar a criação de novas biofábricas”, diz.

Também presente durante o evento multiplataforma, o diretor de inovação do Ministério da Agricultura, Cleber Soares destacou que o programa será tão bom para o campo, quanto para as indústrias e a sociedade.

Cleber Soares conversa com a apresentadora Kellen Severo, durante evento multiplataforma

“A sociedade também será beneficiada por esse programa, porque visamos acelerar e fortalecer a nossa agricultura sustentável. Para que tudo funcione estamos acelerando o processo de registro de novos bioinsumos no país”, afirma Soares.

Segundo o representante do Ministério da Agricultura, Para esse ano o plano safra conta com duas linhas de crédito voltados para os bioinsumos:

1 – a Inovagro: onde o produtor independente pode tomar recursos para a aquisição da sub linha de custeio. “Ou seja para aquisição de produtos biológicos, como também para aquisição de capital, ou seja compra de equipamentos e máquinas (neste caso ele pode adquirir até 30% do valor total de tomada de crédito)”, diz.

2 – a prodecoop: é voltada aos produtores que participam de cooperativas. Neste caso o produtor também pode tomar crédito para custeio ou aquisição de maquinários”, afirma ele.

Expansão no Brasil

Segundo o anfitrião do evento, Wesley Barbosa, presidente da Aprosoja-MG e proprietário da Fazenda Dois Corações, que sediou a celebração, nesta safra irão começar a testar os bioinsumos.

“A Fazenda Dois Corações irá usar pela primeira vez os bioinsumos em sua produção de soja nesta safra 2020/2021”, informa.

Christian Lohbauer conversa com a repórter Paola Cuenca, durante evento multiplataforma  – Foto: Wilke Júnior

E ele não será o único, segundo o presidente da Croplife Brasil, Christian Lohbauer, o programa de bioinsumos é amplo, e na parte da biodefensivos, por exemplo, tem um potencial de crescimento enorme.

“Só o uso de biodefensivos cresce no mundo a uma taxa de 10% ao ano. No Brasil esse percentual é ainda maior, chegando a 15% ao ano. Atualmente os biodefensivos ainda representam apenas 3% de uso no campo, mas tem muito potencial para crescer rápido”, comenta.

“Então esse programa é muito importante pois dá uma dimensão para todo o universo de novos produtos, novos processos sustentáveis ao agronegócio e trará certamente muitos bônus ao país”, finaliza Lohbauer.

Veja aqui mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile