Por causa da guerra, preço do óleo de soja dispara em Mato Grosso

Soja Brasil

Por causa da guerra, preço do óleo de soja dispara em Mato Grosso

Escassez de outro produto e alta demanda chinesa e indiana estão por trás do salto nos valores praticados

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia refletiu na interrupção do fornecimento de óleo de girassol, impulsionando a procura por óleos substitutos. Os dois países juntos representam 77,25% das exportações mundiais do produto, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).

Logo, diante da menor oferta, os grandes consumidores do subproduto (em especial Índia e China), estão migrando para outros óleos vegetais, como o óleo de soja, e assim direcionando sua demanda
para América do Sul.

Óleo de Soja
Foto: Abiove

Para se ter uma ideia, as exportações brasileiras de óleo de soja com destino à Índia no acumulado de janeiro e fevereiro deste ano representaram 28,38% do total das importações do ano de 2021. Desse modo, os preços do subproduto em Mato Grosso apresentaram acréscimo de 14,96% na primeira quinzena de março de 2022 ante a média do mês anterior, chegando a R$ 8.849,50/t.

Por fim, caso a guerra se estenda, a Índia deve continuar recorrendo ao óleo de soja brasileiro, fator que pode sustentar as cotações nos próximos meses de 2022.

As informações constam no Boletim de Oferta e Demanda publicado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea).

Sair da versão mobile