Site facilita busca por sementes adequadas para refúgio | Canal Rural

Site facilita busca por sementes adequadas para refúgio

Sistema criado pela Abrasem facilita encontrar opções de cultivares adequadas para o refúgio de acordo com a espécie, a safra, a cultivar e a localização da lavoura

Apesar de o refúgio ser uma prática obrigatória para que os sojicultores preservem as tecnologias atuais, muitos dizem não fazer por falta de cultivares adequadas para isso no mercado.  Pensando em facilitar esta busca, uma ferramenta para busca de sementes foi disponibilizada no site do programa Boas Práticas Agronômicas, do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

Os produtores que utilizam a tecnologia Bt, que protege contra as principais pragas da cultura, já podem acessar este sistema online, criado e atualizado pela Associação dos Produtores de Sementes e Mudas (Abrasem), facilita encontrar opções de cultivares adequadas para o refúgio de acordo com a espécie, a safra, a cultivar e a localização da lavoura.

Acesse:

Para dar este suporte técnico a equipe do programa é composta por cientistas, técnicos da indústria e até profissionais da comunicação, empenhados na tarefa de orientar os produtores sobre a necessidade de adotar estas práticas para preservar a eficácia das tecnologias atuais. Lembrando que o refúgio é muito importante para isso.

A prática consiste em uma área cultivada com plantas não Bt em lavouras de soja, milho ou algodão com essa tecnologia. Foi estabelecido que o percentual da área que deve ser usado como refúgio é de 20% para a soja e o algodão e 10% para o milho. A função do refúgio é produzir insetos suscetíveis à toxina inseticida que acasalem com os eventuais indivíduos resistentes provenientes das áreas plantadas com biotecnologia e gerem uma prole também suscetível e, portanto, controlada pela tecnologia Bt.

Veja mais notícias sobre soja

chamada whatsapp

Sair da versão mobile