Soja: La Niña se intensifica e deixará o Sul quase sem chuva em dezembro

Soja Brasil

Soja: La Niña se intensifica e deixará o Sul quase sem chuva em dezembro

Sudeste e Centro-Oeste devem receber os maiores acumulados no mês

A chuva que estava fazendo falta aos produtores de soja do Rio Grande do Sul chegou. No fim de semana, muitas áreas do estado receberam entre 20 mm e 30 mm. Contudo, no norte do estado, na região de Campo Novo, o volume foi bem maior: até 90 mm.

Porém, nos próximos dias, desta terça-feira (6) a sábado (10), a chuva fica mais escassa no interior gaúcho. Assim, fica mais concentrada entre o Paraná, Sudeste e o Centro-Oeste. Em Minas Gerais, por exemplo, o solo já está saturado de umidade, mas vem mais por aí. O mesmo acontece em São Paulo. Em ambos, são esperados cerca de 70 mm no período.

O problema maior dos próximos dias pode ser no Rio Grande do Sul, onde as temperaturas vão disparar, podendo chegar até os 40°C. Por isso, pode faltar umidade por evaporação. Já de 11 a 15 de dezembro, a tendência permanece das chuvas se concentrarem no Sudeste e Centro-Oeste e rarearem no Sul, fenômeno típico de anos com La Niña.

Na segunda quinzena, de 16 a 20, o mesmo acontece: chuva concentrada em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Matopiba e Região Norte. Essas áreas recebem cerca de 70 mm entre esses dias. No entanto, na regiçao Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, nem 10 mm podem ser esperados.

 

Sair da versão mobile