Soja: veja as regiões produtoras onde a chuva vai ajudar no plantio

Soja Brasil

Soja: veja as regiões produtoras onde a chuva vai ajudar no plantio

Vazio sanitário já se encerrou no Matopiba, mas ainda não há previsão de precipitações significativas para a área

A semana começa com chuva. A formação de uma área de baixa pressão vai dar origem a uma frente fria que leva bastante umidade para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Assim, de terça-feira (4) até o próximo sábado (8), os maiores acumulados estão previstos para Minas Gerais, com até 100 mm em algumas regiões, principalmente na parte sul.

Há potencial para granizo no Paraná e em Mato Grosso do Sul. Nesses estados e nos demais do centro-sul e região Norte, chove entre 30 mm e 50 mm no período.

No entanto, de 9 a 13 de outubro, a chuva diminui em grande parte das áreas produtoras de soja do Brasil, possibilitando que as máquinas entrem com mais facilidade para o plantio e tratos culturais. O mesmo acontece na semana seguinte, de 14 a 18 de outubro, cuja tendência é de ainda mais redução dos volumes.

Já na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), onde o vazio sanitário já acabou na maior parte das áreas, a chuva ainda não aparece em quantidade significativa para beneficiar o solo para a semeadura.

Sair da versão mobile