Tempo segue firme no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte | Canal Rural

Tempo segue firme no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte

Exceto no Rio Grande do Sul que, além das chuvas, ainda prevê granizo em algumas regiões do estado

A semana começou com mais de 6 mil raios na região de Pelotas, no Rio Grande do Sul, que também registrou granizo. As instabilidades continuam ao longo da semana no estado, com mais de 60 milímetros acumulados. Desde o Paraná, passando por São Paulo e chegando ao Centro-Oeste, o tempo segue firme e os índices de umidade seguem baixos. As temperaturas também ficam bastante elevadas na parte da tarde com até 30ºC em algumas localidades.

De acordo com imagens de satélite e radares meteorológicos, apenas na região Sul do Brasil há registro de chuva forte na faixa leste do município de Santiago, faixa oeste de Santa Maria, leste de Cachoeira do Sul, região de Santa Cruz do Sul, norte de Arroio Grande, além da faixa leste de Porto Alegre e em diversos pontos da região de serra. Essa chuva está acompanhada de intensa atividade elétrica e rajadas de vento de intensidade moderada/forte. Nas demais áreas do Brasil, há registro de chuva fraca e isolada em alguns pontos do litoral da Região Nordeste e pontos de chuva moderada no Amapá, à oeste de Macapá.

Nas últimas horas, foram registrados 3527 focos de queimadas, sendo aproximadamente 20% no Mato Grosso, 12% em Piauí, 11% no Maranhão, 10% no Paraná e 10% em Tocantins. Somente no mês de julho de 2018, foram registrados 60.238 focos de queimadas em todo o território brasileiro, sendo 19817 focos no Estado do Mato Grosso, o que representa aproximadamente 33% em apenas um estado brasileiro.

SUL

Um sistema de baixa pressão no Uruguai ajuda a intensificar as instabilidades no Rio Grande do Sul no decorrer desta terça-feira. A chuva ocorre a qualquer hora do dia, com potencial para volumes elevados, inclusive na região de Porto Alegre. Na região central, na fronteira com o Uruguai e na faixa leste gaúcha os ventos podem passar dos 60km/h e há risco para eventual queda de granizo. Até o fim do dia a chuva pode atingir o litoral sul de Santa Catarina e também a Região de Florianópolis, mas sem potencial para transtornos. Nas demais áreas do Sul o tempo fica firme e com poucas nuvens. No Rio Grande do Sul, por causa do tempo fechado, as temperaturas não sobem e a sensação é de frio à tarde. Já no estados de Santa Catarina e do Paraná, o dia começa com temperaturas mais baixas e faz bastante calor à tarde, inclusive com potencial para baixa umidade relativa do ar no norte paranaense.

SUDESTE

Uma massa de ar seco predomina pelo Sudeste e garante o tempo firme em todos os estados da Região no decorrer desta terça-feira. Por causa do tempo aberto durante a madrugada, as temperaturas do amanhecer ficam mais baixas, até com sensação de frio. Mas durante a tarde é justamente o tempo aberto que favorece a rápida elevação das temperaturas, diminuindo os índices de umidade relativa do ar, o que aumenta a concentração de poluentes na atmosfera. O tempo seco favorece também o risco para focos de queimadas. Apenas no norte do Espírito Santo é que tem um pouco mais de umidade e pode chover fraco, por causa dos ventos úmidos do mar.

CENTRO-OESTE

Uma massa de ar seco continua sobre o Centro-Oeste e a presença do sol faz as temperaturas dispararem durante a tarde. A máxima passa dos 30°C na Região. Alerta para a umidade baixa, com índices entre 15% e 25% na maior parte da Região.

NORDESTE

As chuvas se intensificam no litoral da Bahia, de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco, atingindo inclusive as Capitais destes estados. Também chove, de forma rápida, na costa do Maranhão. Já, no litoral do Ceará e no interior do Nordeste, o sol predomina. No oeste da Bahia e no centro e sul do Maranhão e do Piauí, alerta para a umidade baixa, com índices em torno de 20%.

NORTE

A próxima semana começa com chuvas espalhadas pela metade norte da Região Norte. Não chove do Acre ao Tocantins. Em toda a Região, as temperaturas ficam elevadas à tarde. No caso do Tocantins, alerta para a umidade baixa.

Quarta-feira

SUL

Na quarta-feira o tempo começa a abrir no Rio Grande do Sul, as instabilidades se afastam do estado e a chuva que ocorrer deverá ser apenas no período da manhã entre a faixa leste e a fronteira com o Uruguai. Não há condições para temporais e as temperaturas sobem novamente e a sensação é mais agradável no estado gaúcho. Entre Santa Catarina e o Paraná o tempo continua seco e com temperaturas bem elevadas. No norte paranaense ainda há condições para índices críticos de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia.

SUDESTE

Na quarta-feira nem mesmo o Espírito Santo deve receber chuva. O ar seco ainda atua pelo Sudeste e garante o tempo firme e a grande amplitude térmica, ou seja, temperaturas mais baixas no comecinho do dia e bem elevadas durante a tarde, voltando a esfriar durante a noite. Será mais um dia com baixos índices de umidade relativa do ar nas horas de maior temperatura. O risco para queimadas continua.

CENTRO-OESTE

O sol predomina no Centro-Oeste na quarta-feira e as temperaturas ficam elevadas novamente durante a tarde, atingindo valores bastante acima da média. Alerta para a umidade baixa, cujos índices ficam abaixo de 30% na maior parte da Região e chegam a 15% em alguns municípios.

NORDESTE

As pancadas de chuva retornam ao litoral do Ceará e atingem desde o sul da Bahia até o Maranhão. São chuvas rápidas, com ocorrência principalmente pela manhã. Os maiores volumes atingem a faixa entre Aracaju e João Pessoa. Nas demais áreas, predomínio de sol e calor, com umidade baixa à tarde.

NORTE

Na quarta-feira, a chuva aumenta e há risco para temporais no Amapá, inclusive em Macapá. Também chove do noroeste do Amazonas ao nordeste do Pará, na forma de pancadas. Do Acre ao Tocantins, tempo firme.

Quinta-feira

SUL

Na quinta-feira o tempo fica firme na maior parte do dia em todos os estados da Região. Destaque mais uma vez para as temperaturas que vão subir bastante na parte da tarde aumentando a sensação de calor e tempo abafado em todos os estados. Entre o fim da tarde e à noite as instabilidades voltam a ganhar força no Rio Grande do Sul e tem previsão para chuva na fronteira com o Uruguai e na Campanha Gaúcha, com potencial para ventanias e trovoadas

SUDESTE

Na quinta-feira a condição para baixos valores de umidade relativa do ar continua em todos os estados do Sudeste. Pela manhã, as temperaturas seguem amenas e à tarde o calor aumenta em todos os estados. Será outra tarde com índices de umidade relativa do ar abaixo do ideal. A concentração de poluentes aumenta bastante e o risco para queimadas continua alto. No fim do dia a temperatura diminui e a sensação será de friozinho durante a noite.

CENTRO-OESTE

Na quinta-feira o ar seco ainda predomina pelo Centro-Oeste e garante mais um dia de temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar, com valores que podem ser críticos nas horas mais quentes do dia.

NORDESTE

Na sexta-feira, uma massa de ar seco atua no interior do Nordeste e garante o tempo firme em grande parte da Região. As temperaturas da tarde ficam elevadas e a umidade do ar cai abaixo do ideal nas horas mais quentes do dia. Nas áreas do litoral ainda têm influência dos ventos úmidos do mar e há condições para chuva fraca e isolada.

NORTE

Na quinta-feira, uma massa de ar seco ainda atua no interior do Brasil e deixa o tempo seco no Tocantins, na metade sul do Pará e do Amazonas, principalmente. Na metade norte da Região as instabilidades ainda provocam chuva a qualquer hora do dia. Faz calor em todos os estados.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile