Veja como será a previsão do tempo para o fim de semana | Canal Rural

Veja como será a previsão do tempo para o fim de semana

Segundo a meteorologia, as chuvas devem ficar restritas ao Centro-Oeste e parte do Sudeste. O Sul deve ter uma trégua e o clima seco predomina

A manhã desta sexta-feira ( dia 9) começa com muita nebulosidade desde o Amazonas até o Espírito Santo, por conta de uma frente fria instalada no Sudeste que ajuda a organizar um corredor de umidade. Na região Norte as pancadas são mais fortes e acompanhadas por diversas descargas elétricas. Entre Goiás e o estado capixaba a chuva é mais fraca.

SUL

O tempo fica firme em grande parte do Sul. Ainda tem um sistema de alta pressão atmosférica no oceano que mantém a nebulosidade entre o leste de Santa Catarina e do Paraná e nestas áreas chove fraco ao longo do dia, além das temperaturas ficarem mais baixas. As temperaturas sobem no Rio Grande do Sul, no entanto, em Santa Catarina e no Paraná os valores dos termômetros não conseguem subir muito.

SUDESTE

A frente fria se torna estacionária na altura do Espírito Santo e ainda tem instabilidades atuando no Sudeste. Por isso a chuva ocorre em todos os estados. Ainda tem risco para volumes elevados no Triângulo e oeste mineiro, norte paulista e no norte do Espírito Santo e por causa do solo encharcado o potencial para transtornos ainda é elevado nestas áreas. Na faixa leste de São Paulo e do Rio de Janeiro tem muitas nuvens e temperaturas amenas.

CENTRO-OESTE

Volta a chover forte em parte do Centro-Oeste, como no sul e leste de Goiás, Distrito Federal, leste de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul. Como o solo já se encontra encharcado nessas áreas, há grande potencial para transtornos, como deslizamentos de terras. No extremo sul de Mato Grosso do Sul a condição ainda é para tempo firme. As temperaturas seguem amenas na região.

NORDESTE

A chuva continua no interior do Nordeste, mesmo sem previsão para acumulados tão elevados. No sul da Bahia tem a presença de uma frente fria e há potencial para temporais. Os volumes podem ser elevados até mesmo na região do Recôncavo Baiano. Tempo firme do norte da Bahia até o norte do Maranhão

NORTE

A chuva será menos volumosa em parte da região Norte. Os acumulados passam a ser ainda menores no Tocantins e em Rondônia, mas ainda há potencial para trovoadas a qualquer hora do dia em todos os estados. No Amapá tem muitas nuvens, mas pouca probabilidade de chuva.

Sábado

SUL

O tempo fica firme em grande parte da região Sul. Áreas de instabilidade associadas aos ventos úmidos que vêm do mar mantêm a nebulosidade no leste de Santa Catarina e do Paraná e por isso pode chover fraco ao longo do dia. Nestas áreas ainda teremos um dia com temperaturas amenas. Mas, nas demais áreas da região a temperatura sobe bastante, principalmente no Rio Grande do Sul, que em alguns municípios passam facilmente dos 30°C.

SUDESTE

A chuva perde intensidade com relação aos volumes acumulados, porém ainda há muitas nuvens e mesmo que a chuva que ocorra não traga volumes expressivos, ainda existe potencial para transtornos por causa do solo encharcado. Os maiores acumulados ocorrem no Espírito Santo e no oeste de Minas Gerais. Apenas no extremo oeste de São Paulo é que o tempo fica firme. As temperaturas seguem amenas na região

CENTRO-OESTE

A precipitação se torna menos intensa pelo Centro-Oeste. Apenas no centro sul de Goiás, no Distrito Federal e no leste de Mato Grosso é que ainda podem receber uma chuva um pouco mais expressiva, com risco para danos, como alagamentos e deslizamentos de terra. O sul do Mato Grosso do Sul segue com tempo firme e variação da nebulosidade. Como o sol consegue aparecer um pouco mais as temperaturas até se elevam, mas ainda não faz calor extremo.

NORDESTE

O potencial para chuva forte é ainda menor no interior nordestino. A área que recebe chuva é cada vez mais isolada e se concentra no centro-sul e oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí. Ressalta-se que nas regiões baianas, as instabilidades podem ainda causar danos, como alagamentos. Em todas as demais áreas da região o tempo fica firme e com temperaturas elevadas.

NORTE

O tempo fica firme apenas no extremo nordeste do Pará e no leste do Amapá, pois nas demais áreas do Norte as instabilidades ainda seguem atuando. A chuva que acontece são em forma de pancadas que ocorrem a qualquer hora do dia, e estão acompanhadas por descargas elétricas.

Domingo

SUL

O domingo segue com tempo firme em grande parte do Sul do Brasil. Ainda pode chover em Santa Catarina e no Paraná, porém nas demais áreas o tempo segue com a presença do sol e variação da nebulosidade. As temperaturas sobem bastante, especialmente no Rio Grande do Sul, por causa da mudança na direção dos ventos. As áreas que fazem fronteira com a Argentina, a região central e a Campanha gaúcha serão as áreas mais quentes. Atenção entre o final do domingo e madrugada da segunda-feira, pois instabilidades se aproximam do sul do estado gerando condições de precipitação nas cidades no sul gaúcho, ou seja em áreas que fazem fronteira com o Uruguai.

SUDESTE

O domingo segue com instabilidades atuando pelo Sudeste do Brasil, com nuvens carregadas em todos os estados e ainda com chuva volumosa no oeste de Minas Gerais. Os volumes devem ser menores que nos dias anteriores, mesmo assim, ainda tem potencial para transtornos, como deslizamentos de encostas, pois o solo continua encharcado. As temperaturas sobem um pouco em São Paulo devido aos maiores períodos de sol ao longo do dia.

CENTRO-OESTE

O tempo fica firme na metade sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas do Centro-Oeste ainda há previsão para chover com volumes que podem ser expressivos em Goiás e Mato Grosso. Mesmo assim, a precipitação desse dia é menor que as previstas nos dias anteriores, porém o potencial para transtornos persiste. As temperaturas começam a subir no Mato Grosso do Sul, até mesmo no norte do estado.

NORDESTE

A chuva é mais significativa na Bahia, com acumulados significativos na divisa com Minas Gerais. Chove também no sul do Maranhão e do Piauí. Do extremo norte da Bahia até o norte maranhense o tempo fica firme e com temperaturas elevadas.

NORTE

No Norte do Brasil ainda há condição de instabilidades e previsão para chover ao longo do domingo. As pancadas ocorrem a qualquer momento, inclusive com potencial para trovoadas. Os volumes não devem ser tão expressivos, porém a chuva é frequente e mantém a umidade alta na região.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile