Rio Grande do Sul deve colher segunda maior safra de grãos da história

Diversos

Rio Grande do Sul deve colher segunda maior safra de grãos da história

Levantamento foi divulgado durante a 20ª Expodireto Cotrijal pela Emater, principal órgão de extensão rural do estado gaúcho

soja e milho
Fotos: Pixabay

A safra de grãos de verão  2018/2019 deve alcançar uma produção de aproximadamente 32 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul. Com isso, o impacto direto na economia do estado deve ser de R$ 31,29 bilhões. Caso esse volume se confirme, esta será a segunda maior safra gaúcha.

De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS),  houve um aumento na expectativa de produção na maioria das culturas com destaque para o  do milho, que elevou a área plantada em 7% e a produção em 22%, totalizando 5,52 milhões de toneladas.

Para o presidente da Emater-RS, Iberê de Mesquita Orsi, o crescimento é significativo. ” O milho tem uma grande importância para o estado, especialmente nas cadeias de suinocultura, avicultura e gado leiteiro. É uma das atividades que teve mais rentabilidade nos últimos anos, em função das tecnologias utilizadas”.

Soja

A cultura da soja também apresentou crescimento este ano. Com uma área de 5,8 milhões de hectares, a produção esperada é de 18,5 milhões de toneladas, volume 5,7% maior quando comparado ao último ciclo.

Produção de grãos: Conab estima crescimento de 2,5% no ciclo 2018/2019

Sair da versão mobile