Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

EM ANÁLISE

Sete municípios são investigados por casos de gripe aviária

Dois deles possuem granjas de criação comercial; ministro Carlos Fávaro enxerga transparência do Brasil como trunfo para reconquista de mercados

2ª Feira de Avicultura e Suinocultura Baiana em Feira de Santana (BA), frango
Foto: Ralph/ Pixabay

O painel Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves (SRN) mantido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e atualizado duas vezes ao dia mostra, até o momento, sete municípios com investigação em andamento de possível caso de gripe aviária.

Nos locais, já foram feitas coletas de amostras que ainda não possuem resultado laboratorial conclusivo. São eles:

  • Triunfo (RS): criação doméstica (subsistência)
  • Estância Velha (RS): criação doméstica (subsistência)
  • Ipumirim (SC): criação doméstica (comercial)
  • Nova Brasilândia (MT): criação doméstica (subsistência)
  • Gracho Cardoso (SE): criação doméstica (subsistência)
  • Salitre (CE): criação doméstica (subsistência)
  • Aguiarnópolis (TO): criação doméstica (comercial)

Até o momento, o sistema informa que foram feitas 3.945 investigações de suspeitas de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, cujas doenças-alvo são Influenza Aviária e Doença de Newcastle.

Países que suspenderam exportações

Em coletiva de impresa no início da noite desta segunda-feira (19), o ministro do Mapa, Carlos Fávaro, disse confiar que pela transparência com que o governo brasileiro conduz o caso é que a confiança de todos os compradores de carne de frango, ovos e derivados será reconquistada.

Até o momento, a suspensão das exportações de todo o país foi anunciada por México, Coréia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malasia e Argentina. Já Cuba e Bahrein não comprarão produtos avícolas de todo o estado do Rio Grande do Sul, ao passo que Cingapura e Japão notificaram que o veto se limita apenas a um raio de 10 km de Montenegro, município da Região Metropolitana de Porto Alegre onde a doença foi inicialmente detectada.

Contudo, pelos acordos internacionais firmados entre as agências de vigilância sanitária de outros países, está prevista a suspensão automática – sem necessidade de anúncio formal – das seguintes nações: Rússia, Sri Lanka, Bolívia, Paquistão, Peru, República Dominicana e
Marrocos.

“O Brasil é o único país do mundo que mantém um sistema atualizado duas vezes ao dia com casos confirmados e em investigação de gripe aviária. Todo o mundo pode acompanhar passo a passo a forma como estamos lidando com o problema”, declarou.

‘Gripe aviária chegou tarde ao Brasil’

Fávaro também fez questão de ressaltar que os primeiros reportes oficiais de circulação do vírus da gripe aviária no mundo datam de 2006 e foram necesários quase 20 anos para que a doença se estabelecesse no Brasil, tamanha a robustez do sistema sanitário nacional.

“Esse vírus só entrou no plantel brasileiro agora. Depois que chegou às aves silvestres, com casos no Espírito Santo e em São Paulo, demorou cerca de dois anos para ser detectado em granjas comerciais. Em outros países, esse intervalo foi muito mais curto”, finalizou o ministro.

Sair da versão mobile