Soja pode ganhar selo garantia da produção sustentável aos moldes do algodão

DIRETO AO PONTO

Soja pode ganhar selo garantia da produção sustentável aos moldes do algodão

Na avaliação do assessor especial do Mapa, Carlos Ernesto Augustin, o país possui potencial para ampliar ainda mais sua área de produção

A soja pode ganhar um selo de garantia da produção sustentável, assim como o algodão com o Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e o Better Cotton Iniciative (BCI), que garantem o mais puro algodão, aliado às melhores práticas trabalhistas. Tal certificação pode auxiliar no aumento da produção brasileira e nas exportações.

O assunto é um dos temas do programa Direto ao Ponto, que nesta semana conta com a presença do assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Ernesto Augustin.

“O Brasil é o que é no algodão, porque fez o selo e começou com o selo trabalhista. Estou trabalhando junto com a Abrapa, a Embrapa e com o RTRS para pegar o selo do algodão, o ABR, e [vendo uma forma de] incorporar na soja”.

Conforme Augustin, o produtor que possuir o selo pode obter inúmeras vantagens, entre elas redução de taxas de juros em linhas de financiamento.

Direto ao Ponto Carlos Ernesto Augustin selo algodão e soja
Foto: Canal Rural Mato Grosso

Carbono zero e novas áreas de agricultura

No algodão o próximo passo, de acordo com o assessor especial do Mapa, o próximo passo é a produção de algodão carbono zero.

“O Brasil com o algodão com o selo está há um passo de ser o maior exportar da fibra do mundo. Passou a Austrália e está beirando com os Estados Unidos. Rastreabilidade é um negócio fantástico. E, como estamos na soja? Estamos à zero. Então, nós temos que fazer esse trabalho”.

 

+Confira mais entrevistas do programa Direto ao Ponto

+Confira outras entrevistas do Programa Direto ao Ponto em nossa playlist no YouTube

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile