A colheita da soja no Brasil avançou 9,49 pontos percentuais na última semana e atingiu 35,9% da área semeada no país, ante 26,4% na semana anterior e 18% nesta mesma época do ano passado. A estimativa foi atualizada pela AgResource Brasil.
O diretor da consultoria, Raphael Mandarino, explica que em Mato Grosso a colheita da oleaginosa teve um ritmo mais lento na semana devido ao excesso de chuva. No estado, os trabalhos de retirada estão em 71,5% da área.
- Colheita de soja deste ano leva a recorde nos preços de frete
- Mapa abre consulta pública para revisão do padrão oficial de classificação da soja
“A safra que ainda está no campo tem sido bastante penalizada pelas chuvas excessivas, com diminuição da produtividade e avaria nos grãos. O agricultor também está com certa dificuldade de avançar com o plantio da segunda safra”, explica.
Já o analista da AgResource João Pedro Thieme ressalta problemas na entrega de insumos para a ‘safrinha’ de milho, especialmente de sementes. “Os agricultores e cooperativas relatam que as empresas estão demorando para entregar sementes e o adubo está chegando na fazenda em cima da hora, o que também acaba reduzindo o avanço das máquinas”, diz.
