Organização alimentar aprova guia contra contaminação de leite em pó | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Organização alimentar aprova guia contra contaminação de leite em pó

Publicação orienta sobre o uso do produto para atender bebês e criançasA Codex Alimentarius, organização multilateral que fixa os padrões de qualidade dos alimentos, informou nesta terça-feira, dia 1º, que aprovou uma guia para reduzir o risco de contaminação com bactérias no leite em pó para bebês e crianças.

Os agentes bacterianos que a organização tenta evitar podem causar graves problemas de saúde, principalmente em bebês prematuros, que nascem abaixo do peso ou com problemas imunológicos, explicou o especialista da Organização Mundial da Saúde (OMS) Peter Ben Embarek.

Embarek disse que esses organismos estão em vários ingredientes do leite em pó, mas são ativados quando este é misturado com água, e por isso a maneira mais eficaz de impedir a contaminação seria cumprir certas regras de higiene.

? Trata-se de um grande problema nos países em desenvolvimento, mas muito poucos prestam a devida atenção ? afirmou Embarek.

Recomendações

O guia aprovado pela Codex Alimentarius recomenda lavar e esterilizar as mamadeiras e seus componentes, assim como utilizar água fervida a pelo menos 70°C para a mistura do leite em pó, já que as bactérias morrem a essa temperatura.

Quando o alimento está pronto, deve ser esfriado para a temperatura adequada e ser dado rapidamente à criança. Além disso, Embarek diz que quando se deseja guardar alimentos que serão consumidos em pouco tempo, eles devem ser refrigerados a menos de 5ºC, o que desacelera e detém o crescimento das bactérias.

Finalmente, o especialista destaca que os alimentos à temperatura ambiente devem ser descartados depois de duas horas, enquanto os refrigerados após 24 horas.

Por outro lado, o Codex Alimentarius aprovou o limite máximo de aflatoxinas em amêndoas, avelãs e pistaches.

As aflatoxinas são toxinas naturais que contaminam o milho, o amendoim e outros frutos secos sob certas condições e que são cancerígenas.

 

Sair da versão mobile