'Sojicultor brasileiro é especialista em cumprir a legislação ambiental'

Notícias - Soja Brasil

'Sojicultor brasileiro é especialista em cumprir a legislação ambiental'

Segundo estudo da Embrapa, quanto maior a produção de soja na propriedade, maior é a fiscalização e o compromisso com a preservação

Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti Castro, na Abertura Nacional do Plantio de Soja
Pesquisador afirma que nenhum outro setor da economia preserva tanto o meio ambiente. Foto: Everton Zeferino/Canal Rural

Estudo recente da Embrapa Territorial, baseado em dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), mostra que apenas 7,8% do território brasileiro é ocupado por lavouras. O percentual é bem menor que em outros países, entre eles os nossos concorrentes diretos no mercado internacional: Argentina (14%) e Estados Unidos (18%). Na Europa, as plantações ocupam mais de 50% das terras.

Os índices foram apresentados pelo supervisor de gestão da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti Castro, durante palestra na Abertura Nacional do Plantio da Soja, que aconteceu nesta quinta-feira, 19, em Vilhena (RO).

O estado foi escolhido para sediar o evento não só por ser considerado uma fronteira agrícola para a soja, mas também por estar localizado no bioma amazônico e, portanto, no centro das discussões recentes sobre a relação do Brasil com a preservação do meio ambiente.

Para entender o potencial agrícola de Rondônia e a relação atual com a preservação, a Aprosoja local firmou parceria com a Embrapa Territorial para uma análise aprofundada. Ao todo, o estado preserva 6,7 milhões de hectares. “Isso mostra que, na média, as propriedades rurais de Rondônia destinam 52,6% de suas áreas à preservação ambiental. É motivo de orgulho para nós brasileiros”, conta Castro. Esse percentual é muito maior que o exigido pelo Código Florestal.

Brasil

O levantamento da entidade mostra que os produtores brasileiros preservam 219 milhões de hectares, ou seja, 48% das áreas das propriedades rurais, que representam 26% de todo o território do país.

“Isso nos leva a uma conclusão óbvia: nenhuma categoria profissional do Brasil destina mais área, recursos, tempo e, principalmente, dinheiro em prol do meio ambiente que os agricultores. Esse é um compromisso de cada produtor brasileiro com o futuro do país e do planeta”, diz o representante da Embrapa.

Segundo levantamento da entidade, a área territorial preservada no Brasil equivale a 48 países da Europa. “Fizemos um estudo e pegamos 24 microrregiões brasileiras que totalizam 50% da produção da soja no Brasil. Percebemos que quanto mais se plantava soja, melhor eram os índices de preservação dentro da propriedade rural”, diz Castro.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile