Trigo tem grande produtividade entre as culturas de inverno | Canal Rural

Trigo tem grande produtividade entre as culturas de inverno

O estudo aponta grande variação dos períodos de plantio, dos padrões de desenvolvimento e também dos ciclos das culturas

O padrão do trigo no desenvolvimento de lavouras deve ter cenário positivo entre as culturas de inverno no Sul do país, aponta a análise comportamental realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

O resultado da pesquisa, realizada no período de 29 de setembro a 14 de outubro, foi publicado na 10ª edição do Boletim de Monitoramento Agrícola e apontou que o cereal tem potencial de alta produtividade para o período. 

O estudo revelou que devido à enorme diversidade das condições climáticas, das práticas agrícolas e das aptidões dos solos no Brasil, existe também variação dos períodos de plantio, dos padrões de desenvolvimento e também dos ciclos das culturas, entre as regiões.

No estado do Paraná, por exemplo, há boa sanidade e produtividade no potencial das lavouras de inverno, enquanto que no Rio Grande do Sul o clima tem contribuído para um bom potencial de produtividade dos cultivos.

O Boletim de Monitoramento Agrícola, desenvolvido pela gerência de Geotecnologia da Companhia, avalia as condições das lavouras em decorrência de fatores agronômicos e climáticos recentes, com base em registros de estações meteorológicas e dados de satélite. Além de auxiliar nas estimativas de safra, o monitoramento também é utilizado como apoio às análises de mercado e gestão de estoques públicos.

Sair da versão mobile