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Conheça a fazenda que é considerada a mais tecnológica do Brasil

Propriedade vem investindo em um projeto de Unidade de Referência Técnica, com alta conectividade nas máquinas agrícolas

A agricultura 4.0 veio para transformar a forma de produzir alimentos no campo, e a conectividade acoplada nas máquinas pode ser considerada um divisor de águas o agronegócio. Essa realidade pode ser conferida na prática, na fazenda Alvorada, em Tupaciguara (MG), que hoje é considerada a mais tecnológica do Brasil.

Em 2019, a conectividade das máquinas na propriedade chegou a um novo patamar a partir da implementação do projeto de Unidade de Referência Técnica (URT).

“Procurei a concessionária John Deere local, para apresentar um projeto que era tornar a Alvorada a fazenda mais tecnológica do Brasil. De pronto eles compraram essa ideia e começamos a trabalhar junto com a concessionária. O grande desafio era conseguir levar a informação da operação em tempo real utilizando a telemetria”, conta o produtor rural Guilherme Almeida.

Para resolver o problema de conectividade, a propriedade desenvolveu uma rede de internet própria. Foram instalados dez pontos de distribuição para garantir a conexão das máquinas em tempo real. Os dados operacionais e agronômicos gerados nas máquinas e as informações de solo pela agricultura de precisão, são reunidos em uma só plataforma, conectando fazenda, fábrica e concessionária, simultaneamente.

“A partir da internet via rádio que já chegava aqui na propriedade, nós fomos distribuindo para outros equipamentos. Isso funciona muito bem e é um investimento relativamente barato que traz uma diferença extremamente significativa no dia a dia da fazenda”, pontua Almeida.

Ele ainda ressalta as vantagens de conseguir acompanhar sua produção a qualquer hora do dia. “ A qualquer instante eu sei exatamente o que está acontecendo na propriedade, assim, qualquer coisa que aconteça fora daquilo que foi parametrizado, um alarme vai soar em algum desses parceiros vai atuar para tomar decisão e corrigir aquela situação”.

Segundo o diretor comercial de concessionária John Deere Bruno Merola, o produtor, de maneira geral, está mais apto a implementar cada vez mais tecnologias em suas máquinas. “Aceleramos ainda mais os nossos serviços conectados ao cliente. A exemplo da Fazenda Alvorada, onde o cliente está fazendo grande parte da gestão dele à distância, diferentemente do que ele fazia no passado”, ressalta.