Agronegócio

Soja: nova variedade oferece resistência à lagartas e tolerância a três herbicidas

Nova biotecnologia foi liberada pela CTNBio em março de 2019 e lançada neste mês. Oferece proteção contra sete espécies de lagartas

Um dos principais desafios do sojicultor, além do clima, é combater as pragas, doenças e ervas daninhas. Com o objetivo de auxiliar o produtor rural no controle eficiente, sem prejudicar a produtividade, uma nova biotecnologia oferece tolerância a três herbicidas (Glifosato, Glufosinato e 2,4-D Sal Colina).

Além disso, o produto incorpora duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac) que trazem ampla proteção contra importantes lagartas da cultura da soja (lagarta-da-soja, lagarta-falsa-medideira, lagarta-elasmo, lagarta-das-maçãs e lagarta-helicoverpa e proteção moderada para lagarta-preta e lagarta-das-folhas).

A nova variedade de soja, batizada de Conkesta E3®, foi liberada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em março de 2019 e lançada neste mês pela Corteva Agriscience. A tecnologia completa o Sistema Enlist®, que contempla a busca por inovação em sementes, formulações químicas, manejo de plantas daninhas e insetos.

“Estamos muito felizes em oferecer uma opção de escolha para o produtor rural brasileiro. Agora, o Sistema Enlist® para a cultura da soja está completo, proporcionando simplicidade no manejo”, destaca Roberto Hun, presidente da Corteva Agriscience para o Brasil e Paraguai.

Exportação

Recentemente, a Comissão Europeia autorizou a importação da nova variedade vinda do Brasil. O produto também possui autorização em outros importantes mercados, incluindo a China.

“A soja Conkesta E3® combina genética de alto desempenho ao manejo eficiente de plantas daninhas e lagartas, ampliando o potencial de produtividade dos agricultores”, destaca Christian Pflug, líder da Tecnologia Enlist da Corteva Agriscience para Brasil e Paraguai.