Agronomia Sustentável

Episódio do Agronomia Sustentável traz bastidores da certificação de alimentos

Obtenção de selos ambientais atestam boas práticas agrícolas, como respeito à segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos

Produtos com certificação ambiental são possíveis, apenas, com boas práticas agrícolas. Afinal, tudo começa no campo. Este é o tema do novo episódio da quarta temporada da série Agronomia Sustentável, que vai ao ar neste sábado (5), às 9h, com reprise no domingo, às 7h30.

De acordo com a coordenadora de Produção Integrada Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rosilene Souto, além de alimentos com esse diferencial possuírem a chancela da pasta, também recebem a do Inmetro. “É uma certificação extremamente técnica que tem diversos benefícios para o produtor que a utilizar”.

Já a engenheira agrônoma da Embrapa, Fagoni Fayer, explica que a certificação é um protocolo de adesão voluntária, mas suscetível a auditorias para obter o selo que comprova a adequação da produção.

A Bahia é o segundo maior produtor de banana do país, atrás apenas de São Paulo, sendo que a maior parte é destinada ao mercado interno. Com a certificação de produto sustentável que respeita a saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores envolvidos, o mercado europeu se abriu para a fruta.

O programa Agronomia Sustentável é uma realização do Conselho Federal e Regional de Engenharia e Agronomia (Confea e Crea), Mútua e Canal Rural.