Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MISSÃO OFICIAL

China avalia sistema sanitário no RS em passo crucial para retomar exportações de frango

Auditoria busca comprovar a robustez dos controles e pode destravar a reabertura do mercado chinês

frangos em granja, aves, avicultura, influenza aviária, gripe, Bahia
Foto: Lucas Scherer Cardoso/Embrapa

O Rio Grande do Sul recebeu, na terça (23) e quarta-feira (24), uma missão oficial da China para auditoria nos sistemas de defesa sanitária animal e inspeção de produtos de origem animal, informou a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) em nota. A visita é considerada como passo estratégico para a reabertura do mercado chinês às exportações de carne de frango gaúcha, suspensas desde julho de 2024.

A comitiva, formada por seis auditores chineses, foi acompanhada por fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária, técnicos da Seapi e representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Na terça, o grupo inspecionou uma granja de genética em São José do Hortêncio e uma propriedade de frango de corte em Pareci Novo. No dia seguinte, esteve em um abatedouro exportador em Bom Princípio.

Segundo o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Seapi, Fernando Groff, a auditoria é uma chance para comprovar a robustez do sistema de vigilância gaúcho. “É a oportunidade de demonstrar a eficiência dos controles sanitários aplicados no Rio Grande do Sul, garantindo a condição de livre de doenças que impactam no mercado de exportação, como é o caso de doença de Newcastle e influenza aviária de alta patogenicidade”, afirmou, na nota.

As exportações de frango do Rio Grande do Sul para a China foram interrompidas em 2024 após a confirmação de um foco isolado da doença de Newcastle em Anta Gorda, no Vale do Taquari. Quando o setor se preparava para retomar as vendas, um caso de influenza aviária registrado em Montenegro, em maio deste ano, adiou novamente a liberação. O status sanitário do Estado já foi restabelecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Sair da versão mobile