ANÁLISE

Exportações de suínos batem recorde em setembro

As exportações para as Filipinas e outros destinos, novos ou já consolidados, compensaram os recuos observados para à China

preço do suíno
Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA

Dados da Secex analisados pelo Cepea mostram que as exportações brasileiras de carne suína atingiram 150 mil toneladas em setembro. O valor representa um recorde considerando a série histórica da secretaria iniciada em 1997. O volume superou em 25% o de agosto e em 26% o de setembro de 2024. 

Em relação aos destinos da carne suína brasileira, desde fevereiro deste ano, as Filipinas se configuram como o principal. Pesquisadores explicam que os embarques intensos ao país, e também a outros destinos, mais que compensam os constantes recuos observados à China.

Ressaltam que esse cenário é fruto de um trabalho que vem sendo realizado com afinco por parte de instituições representativas do setor suinícola nacional, que vem conquistando novos mercados e garantindo outros. 

Foram 49 mil toneladas da carne escoadas às Filipinas em setembro, aumento de 46,5% no comparativo mensal e de 74% no anual. Ou seja, os envios ao país asiático representaram 32,7% do total escoado pelo Brasil em setembro, ainda conforme dados da Secex analisados pelo Cepea.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo