Startup cria plataforma para monitorar peixes | Canal Rural

Startup cria plataforma para monitorar peixes

Por meio de um celular ou tablet, aquicultor recebe informações como níveis de oxigênio e PH, temperatura da água e quantidade de ração necessária

Fonte: Divulgação

O empreendedor André Nascimento, de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, criou um sistema de internet dos peixes que tem o intuito de otimizar os resultados para o setor da aquicultura. Ele propõe trocar o tradicional e velho caderninho de anotações por um celular ou tablet e, com isso, gerar informações estratégicas que resultam em economia, aumento de produtividade e lucratividade.

Segundo ele, a ideia da IoFish é centralizar em uma plataforma online os dados mais relevantes para a tomada de decisão do aquicultor na gestão de sua produção. Informações como níveis de oxigênio e PH, temperatura da água e quantidade de ração, primordiais para definir o desenvolvimento da criação, saem do papel e vão para o meio digital.

O sistema gera relatórios precisos que ajudam o produtor a criar o ambiente ideal para o desenvolvimento dos peixes ou camarões, sem desperdícios. “O aplicativo sugere boas práticas e ações. O produtor vai saber quando é a hora certa de jogar mais ração ou de ligar o aerador, por exemplo. O uso da ração passa a ser monitorado e racionalizado, evitando desperdícios. O mesmo ocorre com a energia elétrica necessária para fazer o aerador funcionar. Ou seja, a ferramenta gera uma economia significativa para o negócio”, afirma.

 “Devido ao controle, você sabe realmente o que acontece dentro da água. E sabe também o quanto o peixe está crescendo. Assim, vai aumentando a capacidade de produção por metro quadrado com padrões reais”, acrescenta o idealizador da startup.

O aplicativo está em fase de testes e deve chegar ao mercado em um modelo muito utilizado pelas plataformas online, que funciona como uma assinatura. Para passar a usar o sistema, o produtor terá que adquirir alguns equipamentos, pois o software é processado via uma sonda wi-fi. Depois, ele paga uma mensalidade bastante acessível para o uso do app.

Outro dado que sustenta a viabilidade do projeto é a participação da aquicultura na economia do Brasil, dono da maior reserva de água doce do mundo. O país também está entre os maiores produtores de tilápia do globo.

Sair da versão mobile